sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Mr. Big – The Stories We Could Tell (2014):





Por Davi Pascale

Mr Big chega ao seu oitavo álbum de inéditas. Apesar de atravessarem momento delicado, músicos não se abatem e entregam disco repleto de faixas cativantes. The Stories We Could Tell tem de tudo para agradar aos velhos fãs.

Formado por Eric Martin, Paul Gilbert, Billy Sheehan e Pat Torpey, o grupo de L.A lança o sucessor de What If... em período delicado. Torpey, baterista do conjunto desde o início, foi diagnosticado com Mal de Parkinson . O musico já vinha lutando contra a doença há 2 anos, mas anunciou que houve uma piora e, com isso, não consegue mais entregar o que esperam dele. O álbum foi gravado em Junho e ainda contou com a participação do rapaz. Contudo, na turnê (que passará pelo Brasil), as baquetas ficarão a cargo de Matt Starr, musico da banda solo de Ace Frehley (ex-guitarrista do Kiss).

A produção ficou a cargo de Pat Regan. Essa não é a primeira vez que trabalha com o grupo, já havia trabalhado em Get Over It. No álbum de 2001, Paul Gilbert não estava na banda. O guitarrista na ocasião era o Richie Kotzen. Excelente músico, altamente influenciado pelo blues. Embora Gilbert venha de uma outra escola, esse lado bluesy aparece em alguns momentos como no riff de “I Forget to Breathe”.

Ao contrário do seu antecessor, que havia sido gravado como uma performance ao vivo, o novo material foi gravado de maneira tradicional. Ou seja, gravando um instrumento por vez. Até por conta das condições do baterista. Aliás, uma curiosidade interessante é que a bateria aqui é programada. Regan e Torpey ficaram trabalhando juntos para conseguirem recriar a sonoridade do musico no disco. E, de certa forma, conseguiram. A bateria não tem aquele som sonso que costuma ter em demo tapes. Conseguiram tirar um som agradável. E as levadas são a cara de Torpey mesmo.

Prestes a retornarem ao Brasil, grupo solta álbum inspirado

Apesar de todo o virtuosismo de seus músicos, o grupo conseguiu se destacar com várias baladas no decorrer de sua carreira. Para fugir da óbvia “To Be With You”, poderia citar faixas como “Nothing But Love”, “Just Take My Heart” e até mesmo “Shine” como momentos de destaque em sua discografia. “The Man Who Has Everything”, “East/West” e “Just Let Your Heart Decide” devem agradar aqueles que gostam de suas canções mais lentas.

Os momentos de nostalgia ficam por conta de “Fragile - com seu refrão pegajoso, nos remetendo aos seus dois primeiros álbuns – e “The Monster In Me”, cuja introdução com baixo e guitarra solando juntos nos remete à  números como “Collorado Bulldog” e "Addicted To That Rush". “What If We Were New?” foge um pouco do óbvio com uma levada meia Stones, enquanto “Cinderella Smile” deixa nítida a influencia de Free em seu trabalho.

O Mr Big entrega aos seus fãs aquilo que esperam deles. Um álbum de hard rock pesado repleto de feeling e groove. Preocupados em criarem músicas repletas de melodias e bons refrãos, nos entregam um dos melhores álbuns de 2014.

Nota: 9,0 / 10,0
Status: Técnica e melodia de mãos dadas

Faixas:
      01)   Gotta Love The Ride
      02)   I Forget To Breathe
      03)   Fraglie
      04)   Satisfied
      05)   The Man Who Has Everything
      06)   The Monster In Me
      07)   What If We Were New?
      08)   East/West
      09)   Light of Day
      10)   Just Let Your Heart Decide
      11)   It´s Always About That Girl
      12)   Cinderella Smile
      13)   The Stories We Could Tell