sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Kurt Cobain – All Apologies (2008):





Por Davi Pascale

E eu continuo revirando os documentários de rock no mundo da Netflix. É sério, acostumem-se. Já tem pelo menos uns 4 na minha lista para assistir. Dessa vez, foi a vez de um sobre o líder do Nirvana, Kurt Cobain. A ideia é bacana, mas o resultado poderia ter sido um pouco melhor.

All Apologies foi produzido pelo grupo BBC. A ideia era tentar compreender o mito e toda a áurea criada em torno do compositor. No mínimo, interessante e, de certa forma, diferente já que não se trata de mais um filme em torno de sua morte.

O impacto do Nirvana realmente foi enorme. Esse eu posso afirmar, sem medo de errar, porque eu vivi a época de explosão do trio. Não é exagero o que comentam sobre o megahit “Smells Like Teen Spirit”. Lembro do quão rápido ela subiu nas paradas e do quanto impactou os jovens na época. Não demoraria muito para que começasse a notar retratos do grupo colados nos fichários dos colegas de classe e nem para presenciar inúmeras bandas interpretando suas canções em festivais ou para notar jovens colegas deixando a franja crescer para se parecer com o Kurt.

Houve também um enorme impacto no cenário. O sucesso do grupo abriu as portas para que o gênero grunge finalmente tomasse as rádios de assalto. Do nada, víamos surgir bandas à todo momento. E também alguns que já estavam na cena há algum tempo, finalmente ganhando o destaque que mereciam. Caso do Soundgarden.

Portanto, a ideia do documentário é bem realista. O grande problema é que foram entrevistadas pouquíssimas pessoas e quase todas com um ponto de vista parecido. Com isso, o assunto não deslancha como deveria. Outro grande problema que vejo é que as informações que costuram o filme são todas super manjadas entre os fãs. Nenhuma informação que te faça dizer ‘uau. Olha isso!’

Embora a morte do cantor não seja o tema principal, obviamente ela é mencionada e os entrevistados dão sua versão. Vão em cima da versão oficial. Ou seja, de que Kurt se matou por não aguentar a pressão gerada em cima da ideia de ser o porta-voz de uma geração. Os entrevistados até falam algumas frases bonitas, mas nada que cause um choque realmente.

Achei que faltaram alguns personagens principais. Courtney Love poderia ter participado (afinal, foi ela quem leu a carta do suicídio para os fãs), Dave Grohl deveria ter sido entrevistado. Foi bacana ver Chad Channing, mas eles estouraram depois que Grohl assumiu as baquetas. Se a ideia é retratar o sucesso do trio e seu legado...

Enfim, All Apologies é um filme que diverte, ajuda a passar o tempo, mas não mudará sua visão em cima do grupo e nem trará nada de novo, caso vocês os acompanhe à algum tempo. Esperava mais...

Status: Razoável
Nota: 6,0 / 10,0