segunda-feira, 14 de novembro de 2016

Legião Urbana – Legião Urbana Edição Comemorativa 30 Anos (2016):



ESTOU DE FÉRIAS. POR CONTA DISSO, ATÉ O DIA 15 DE NOVEMBRO, O BLOG RIFF VIRTUAL REPRISARÁ ALGUMAS MATÉRIAS. APÓS ESSA DATA, RETORNAREI COM TEXTO INÉDITO. LET´S ROCK!!!
 
Por Davi Pascale
 
Álbum de estreia da Legião Urbana volta ao mercado com produção caprichada e repleto de material inédito da época. Indispensável na coleção de quem curte rock brasileiro.
 
A cena BRock lançou diversos artistas de sucesso. Foi nessa época que vimos artistas como Barão Vermelho (inicialmente com Cazuza nos vocais), Engenheiros do Hawaii, Kid Abelha, Lulu Santos, Paralamas do Sucesso, Blitz (com a cantora Fernanda Abreu nos backings), Titãs, Ultraje a Rigor, RPM, Lobão, Ira!, entre outros, surgirem com força no Brasil. Esses – e outros tantos - grupos tomaram as rádios de assalto na época e foram trilha sonora de toda uma geração. A Legião era um dos que geravam maior comoção. Mesmo depois de quase 20 anos da morte de Renato Russo, a banda continua encantando os fãs de rock.
 
Algo muito bacana nessa cena é que cada artista tinha uma particularidade especial, tinha seu som, seu discurso. Não eram clones um do outro. E também não ficavam presos em uma fórmula. A própria Legião foi mudando sua sonoridade disco após disco. Foram se atualizando. Em seu álbum de estreia predominava a influência da cena punk e pós-punk. E, ah, sim Renato Russo já se destacava tanto como cantor quanto como letrista. As músicas versavam sobre amor, política, religião, sexo. Tudo com uma linguagem poética e jovial.
 
O grupo nasceu do final de uma banda punk de Brasília chamada Aborto Elétrico. Algumas músicas de seu debut trilhavam por esse caminho. “Petróleo do Futuro”, “Geração Coca-Cola”, “Baader Meinhof Blues” e “Teorema” são as que deixam a influência punk rock em evidência. A cena pós-punk chega com força em “A Dança” e “Perdidos no Espaço”, trazendo referências de Bauhaus e Joy Division. Lembro de uma entrevista de Dado Villa-Lobos onde ele jurava de pés juntos que não havia se inspirado no U2 para criar os licks de “Ainda é Cedo”. Não duvidarei de quem compôs a música, mas acredito que alguém ali gostasse do conjunto irlandês. “Soldados” me lembra muito o início da trajetória do grupo de Bono Vox. “Por Enquanto” deixava em evidência a aproximação dos músicos com o universo eletrônico. É a que mais foge da sonoridade do disco.
 
Disco emociona ouvinte
 
Essa nova edição traz um álbum de raridades e dois encartes. Um com as letras do disco da época e outro com breves comentários de Dado Villa Lobos sobre os extras escolhidos. Algumas verdadeiras pérolas aqui. 2 demos históricas fazem parte do pacote. A primeira demo da banda, gravada originalmente em fita cassete, é uma delas. Essas são as únicas faixas que contam com uma qualidade de gravação um pouco irregular, mas é surreal ouvir algo tão cru de uma banda que foi tão grande. Gravada literalmente ao vivo com direito até à alguns erros.  Há ainda o registro que fizeram no final de 83, no Rio de Janeiro, sob a direção de Marcelo Sussekind, que na época não acreditou na banda. É a primeira gravação profissional dos meninos. Achei as versões mais empolgantes do que as oficias, mais viscerais, com mais atitude. Espetacular!
 
Outra que é extremamente visceral e empolgante é a versão de “Química” para o programa de TV Clip Clip Pirata. Renato Russo estava empolgadíssimo. Na época, somente o Paralamas do Sucesso havia registrado essa música. Era a primeira vez que o país ouvia a faixa na voz de Renato. O grupo só a registraria em seu terceiro disco Que País É Esse, alguns anos mais tarde. Um momento também curioso é a faixa “Ahduuuuuuhhhhhh”. Uma brincadeira que os músicos faziam com o publico quando estourava alguma corda da guitarra.
 
No final do disco, dois remixes bem interessantes. “A Dança” na releitura de Mário Caldato (produtor dos Beastie Boys) e “O Reggae” na visão de Liminha. Um dos principais produtores da época que, curiosamente, nunca produziu a Legião. A nova edição do álbum de estreia da Legião Urbana é um presente aos fãs e aos amantes do rock nacional. Visceral, emocionante e essencial!
 
Nota: 10,0 / 10,0
Status: Histórico
 
Faixas:
CD 1:
      01)   Será
      02)   A Dança
      03)   Petróleo do Futuro
      04)   Ainda é Cedo
      05)   Perdidos no Espaço
      06)   Geração Coca-Cola
      07)   O Reggae
      08)   Baader-Meinhof Blues
      09)   Soldados
      10)   Teorema
      11)   Por Enquanto
CD 2:
      01)   Geração Coca-Cola (Demo)
      02)   Ainda é Cedo (Demo)
      03)   A Dança (Demo)
      04)   Química (Clip Clip Pirata)
      05)   Perdidos no Espaço (Outtake)
      06)   O Reggae (Outtake) 
      07)   Renato Apresenta
      08)   Ainda é Cedo (Take 9)
      09)   Será (Outtake)
      10)   Chamadas de Rádio
      11)   Petróleo do Futuro (Demo K7)
      12)   Teorema (Demo K7)
      13)   Ainda é Cedo (Demo K7)
      14)   Ahduuuuuuhhhh! (Ao Vivo 1984)
      15)   Profecia de Renato
      16)   Por Enquanto (Outtake) 
      17)   A Dança (Remix Mário Caldato) 
      18)   O Reggae (Remix Liminha)