quinta-feira, 31 de julho de 2014

5 discos essenciais do metal sinfônico

Por Rafael Menegueti

Se vocês acompanham o blog, devem saber que uma das minhas vertentes favoritas é o metal sinfônico, que pode ser encontrado dentro de vários outros estilos, como o power metal, o gothic metal e até o black metal. Estou sempre postando resenhas, falando sobre bandas do estilo e dando notícias a respeito delas em minhas postagens (e o Davi também). Então eu decidi hoje mostrar cinco dos álbuns mais essenciais para quem não conhece se aventurar no gênero. Sempre lembrando que isso não é um ranking, e que outros discos poderiam entrar nessa relação também:

1- Epica – Design Your Universe


O Epica é sem duvida uma das bandas mais influentes do gênero, e a que melhor sintetiza a essência dele. O som deles vinha evoluindo álbum após álbum, mas foi com “Design Your Universe”, lançado em 2009, que a banda alcançou a combinação perfeita entre orquestrações e seu metal progressivo. Nesse disco podemos encontrar algumas das melhores músicas da banda, e as melhores demonstrações da proposta da banda, de unir trilhas características de cinema com heavy metal.

2- Nightwish – Wishmaster


Terceiro disco do Nightwish, e considerado por muitos o melhor da banda. Foi quando os finlandeses conseguiram firmar seu nome dentro do cenário mundial do metal, graças a um disco equilibrado e com excelentes demonstrações de heavy metal com arranjos orquestrais. O disco é uma sequencia digna para o que a banda já havia começado em seus discos anteriores, e nos prepara para o que viria depois, em seus discos mais famosos comercialmente.

3- After Forever – Decipher


A banda onde Mark Jansen começou a dar mostras de seu talento para o gênero. “Decipher” foi seu ultimo trabalho antes de sair para formar o Epica, mas foi onde ele deu a letra do rumo que seu trabalho tomaria. As inspirações em música árabe e gótica tornam o disco um interessante exemplo de diversidade musical em uma banda de metal. Após esse disco, o After Forever começaria a rumar para uma sonoridade mais própria, enquanto essas composições mais elaboradas acompanhariam Mark no Epica.

4- Delain – Lucidity


O primeiro disco do Delain foi produzido como um projeto. Liderado por Martjin Westerholt, o Delain juntou vários nomes consagrados do metal gótico e sinfônico europeu para lançar esse primeiro trabalho. Ad Sluijter (Na época ainda no Epica), Marco Hietala (Nightwish), Jan Yrlund (Lacrimosa), Sharon Den Adel (Within Temptation) e Liv Kristine, entre outros, fizeram parte dessa primeira empreitada. Mas seria Charlotte Wessels que se tornaria a estrela do grupo, brilhando em um disco extremamente coeso e melódico.

5- Dimmu Borgir – Death Cult Armageddon



O black metal também usa os arranjos orquestrais para incrementar seu som. O Dimmu Borgir, maior banda do gênero, abusa das orquestrações tornando o seu black metal ainda mais atmosférico e épico. A banda começou com arranjos simples e foi aumentando, até que em “Death Cult Armageddon”, de 2004, eles alcançaram a combinação perfeita, com uma orquestração pesada de uma orquestra completa, para criar uma sonoridade ainda mais obscura e sinistra, como deve ser para o black metal. Um clássico da banda norueguesa.