segunda-feira, 21 de abril de 2014

Foo Fighters – Wasting Light Live From 606 Studio (2013)





Por Davi Pascale

Muitos acreditaram que a carreira de Dave Ghrol havia chegado ao fim quando o Nirvana teve sua história interrompida por conta do suicídio de seu líder, Kurt Cobain. Muitos olharam com um desdém ainda maior quando aquele jovem cabeludo cheio de energia reapareceu na cena saindo de trás da bateria e aparecendo no centro do palco empunhando uma guitarra e assumindo os vocais principais. O tempo tratou de calar a boca de todos. 20 anos depois do fim do Nirvana, o Foo Fighters ainda está na ativa e vive um período de grande popularidade. Wasting Light, seu mais recente trabalho, é um dos melhores de sua intensa trajetória e é o ponto central desse DVD.

O vídeo é muito interessante porque ele é exatamente o oposto de seus outros registros. Aqui não há um público ensandecido, não há longos setlists, não há diálogo com espectador, nem grandes improvisos. O que temos aqui é nada mais, nada menos do que Dave Ghrol, Pat Smear, Taylor Hawkins, Nate Mendel e Chris Shiflett trancados em um estúdio mandando som atrás de som de seu mais recente trabalho. Essa ideia de fazer um registro simples e honesto tem a ver, uma vez que o álbum foi feito de maneira simples e honesta. Para quem não conhece a história da gravação desse CD, o material foi gravado em sistema em analógico na garagem da casa onde reside Dave Ghrol.

Essa não foi a única experiência do tipo que os rapazes utilizaram para a divulgação. Um dos concertos mais famosos desse álbum é a apresentação de duas horas que eles fizeram no programada do David Letterman. Na ocasião eles tocaram Wasting Light na íntegra com os músicos vestidos de terno e parte da transmissão em preto e branco. A razão da brincadeira é que aquele era exatamente o mesmo estúdio onde os Beatles fizeram sua famosa aparição no Ed Sullivan. Era uma forma de homenagem aos 4 rapazes de Liverpool. Aqui, contudo, o vídeo é 100 % colorido e os músicos estão trajados mais à vontade. 

Grupo mostra a força de Wasting Light em uma sala de estúdio

Interessante notar que eles se apresentam na sala do estúdio com a mesma garra com que estavam quando os assisti no Lollapalooza diante de uma plateia de 75.000 pessoas. Pat Smear toca desengonçado, movendo seu corpo para frente e para trás, sem se mover do lugar. Taylor Hawkins soca a bateria como se o mundo estivesse prestes a acabar e Dava Ghrol se apresenta tocando e cantando como se estivesse diante de uma multidão.

A filmagem ocorreu com o intuito de uma ação promocional. A banda gravou a performance no estúdio 606 (onde o proprietário é o líder da banda) e atacou os vídeos para serem assistidos gratuitamente no Youtube. Se você tem dúvida se vale a pena a aquisição está aí uma boa pedida. Basta acessar o famoso o site e conferir. A qualidade de gravação está boa, mas o vídeo peca pela ausência de extras. Lançado no Brasil pela NFK, o vídeo é fácil de ser encontrado e possui um preço acessível. Os verdadeiros fãs têm que ter em sua estante!

Faixas:
      01)   Bridge Burning
      02)   Rope
      03)   Dear Rosemary
      04)   White Limo
      05)   Arlandria
      06)   These Days
      07)   Back & Forth
      08)   A Matter of Time
      09)   Miss The Misery
      10)   I Should Have Known
      11)   Walk