segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Elvis Presley: Primeiro Show Via Satélite




Por Davi Pascale

Este ano, celebra-se 30 anos dessa que é uma das mais famosas apresentações de Elvis Presley e, consequentemente, uma das mais famosas da historia do rock. O show do Hawaii, conhecido por ser o primeiro concerto a ser transmitido via satélite. Como parte da comemoração, o disco Elvis: Aloha From Hawaii Via Satellite foi colocado de volta ao mercado no inicio do ano em uma versão de luxo, mais conhecida como “Legacy Edition”.


A apresentação conhecida mundialmente ocorreu no dia 14 de Janeiro de 1973. Entretanto, vale lembrar uma curiosidade. Os Estados Unidos não receberam a transmissão ao vivo. O show só foi exibido na terra do Tio Sam no dia 4 de Abril, quase 3 meses depois. A razão? Naquela época, o filme Elvis On Tour estava nos cinemas e existia uma preocupação de que o evento pudesse atrapalhar as bilheterias. 


No final de 1972, Elvis Aaron Presley estava gordo. Seu visual estava bem longe daquela imagem de rapaz conquistador da década de 1950. Ao saber que seria assistido por inúmeros admiradores ao redor do mundo, o artista resolveu perder peso. Há quem diga que essa queima de calorias teve uma forcinha de remédios para emagrecer, o que para aqueles que conhecem um pouquinho de sua biografia, não seria nenhuma grande novidade. Inúmeros autores acusam o cantor de ser hipocondríaco.

Capa do famoso disco


Por conta do lançamento em LP, para uma maior segurança, optaram por gravar as duas noites. A primeira apresentação, ocorrida em 12 de Janeiro, também foi registrada. Caso alguma coisa desse errado, teriam de onde recorrer para finalizar o álbum. Não deu! Esse registro, contudo, não ficou perdido. O material foi lançado posteriormente com o nome de The Alternate Aloha e está presente no segundo CD da Legacy Edition .


Como toda boa história, há uma polêmica por trás. O numero de telespectadores é algo infinitamente discutido. Coronel Parker, empresário de Elvis, afirma que o show foi assistido por mais de um bilhão de pessoas. Há vários estudiosos, entretanto, que dizem que esse número não é real. Esses profissionais se agarram ao fato de que a transmissão não foi exatamente mundial. Segundo consta, 28 de 140 países teriam acompanhado o espetáculo. Há quem diga que foram 40 países. De todo modo, 1 bilhão significaria 1/3 da população mundial assistindo ao Elvis Presley. Há quem encare esse dado como um feito histórico. Há quem encare como cascata. Vai de você... 


Uma pesquisa que me deixou confuso é que vários autores internacionais dizem que não houve transmissão em nenhum país da America do Sul e já vi varias pessoas ligadas aos fã-clubes brasileiros comentando que o concerto foi exibido no Brasil. Quem será que está errado nessa história?


Vale lembrar que apenas um ano antes, havia sido o lançado o LP ao vivo “Elvis as Recorded At Madison Square Garden”, portanto, havia uma preocupação muito grande na escolha do setlist. Não dava para fazer as mesmas músicas. Com isso, algumas alterações foram feitas. Algumas canções de sua temporada em Las Vegas vieram para o repertorio, assim como algumas canções country e o seu mais novo hit “Burning Love” (que muitos afirmam que o cantor odiava).

Elvis emagreceu para a gravação


Esse é o primeiro show transmitido via satélite, mas não é a primeira experiência musical. Em 1967, os Beatles lançaram a música “All You Need Is Love” através desse formato. É bem provável que a idéia tenha nascido daí. Aliás, os quatro rapazes de Liverpool foram homenageados pelo “rei do rock” com uma bela interpretação de “Something” durante o concerto.


Polêmicas à parte, trinta anos depois, o show ainda impressiona. A afinação e o carisma de Elvis é invejável. Os músicos também eram fantásticos. O fator que mais me impressiona, contudo, é a facilidade com que Elvis Presley transitava entre diversos estilos. Indo do country ao gospel. Das baladas ao rock. Tudo isso, sem perder a identidade, sem deixar o espetáculo desconexo e sem soar caricato. Algo realmente para poucos. Para quem tiver curiosidade de conferir o material, existe não apenas o CD como o DVD. A melhor prensagem em vídeo é o Elvis From Hawaii – Deluxe Edition, editado em 2004. Essa edição tem simplesmente todas as imagens que existem desse período e a qualidade da gravação é fantástica. Corra atrás que vale a pena!