quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Aerosmith – Video Scrapbook (1987):



Por Davi Pascale

Inédito em DVD/Bluray, material traz imagens de concerto e videoclipes filmados nos anos 70. Embora curto, vídeo é essencial na coleção dos fãs.

Video Scrapbook é um vídeo oficial do Aerosmith lançado nos anos 80. Para ser mais específico, no ano de 1987. O ano que ficou marcado como o retorno do grupo ao estrelato. Um ano antes, o duo Run DMC havia gravado uma versão de “Walk This Way” com a participação especial de Joe Perry e Steven Tyler. A música fez enorme sucesso e colocou os músicos em evidência novamente. Em 87, eles dominaram a parada de sucessos com o álbum Permanent Vacation e os hits “Rag Doll” e “Angel”. Era o início de uma nova era.

Nessa mesma época, foi lançado o VHS, e pouco tempo depois o LD, Video Scrapbook. Contudo, a fita não registrava o momento da reconquista e, sim, o auge. O vídeo traz registros ocorridos entre 1976 e 1978. Existem fãs que preferem o Aerosmith no final dos anos 80, início dos anos 90. E existem fãs que ainda preferem o período inicial. Para quem curte a primeira fase da banda, esse é realmente o auge. A maior parte das imagens vieram das turnês de Toys In The Attic e Draw The Line. Realmente, o melhor período dessa primeira etapa. Época dos melhores álbuns e pré confusão com Joe Perry.

Vídeo foca em imagens dos anos 70

Como a fita foi lançada já nos anos 80, o assunto é comentado. Ainda assim, bem por cima. O foco desse homevideo não são as imagens de bastidores e entrevistas, que são bem superficiais e, sim, os vídeos musicais. Contudo, achei muito bacana a inclusão dos 2 vídeos que fizeram ao lado de Jimmy Crespo: "Lightning Strikes" (do álbum que gravou ao lado do grupo, Rock In A Hard Place) e "Chiquita", vindo do Night In The Ruts, com o músico dublando as guitarras de Joe Perry. Algo comum no universo dos videoclips.

As apresentações ao vivo são mágicas. Steven Tyler já tinha uma ótima presença de palco e uma ótima voz, mas quem me chamava a atenção, nesse período, era mesmo o Joe Perry. O cara faz uns puta solos nos shows. Para quem também é fã do Kiss (existem muitos fãs em comum), vale prestar atenção no começo de "Walk This Way", onde Paul Stanley aparece de relance cumprimentando os músicos.

O grande barato, contudo, é poder presenciar o começo de tudo. Como eram as performances da época e notar o quanto a banda mudou. Além de que é sempre super satisfatório termos a chance de conferirmos sons como "Toys In The Attic", "Draw The Line" e "Dream On", além de clássicos menores como "Chip Away The Stone", "Same Old Song And Dance" e "Adam´s Apple". Como esse registro é oficial, a qualidade de imagem é excelente (considerando os padrões da época, é claro).

Video Scrapbook traz o Aerosmith em poder de fogo e imagens antológicas. Embora não tenha sido lançado em DVD/Blu-ray, o VHS é facilmente encontrado nos Ebays da vida. Corra atrás que vale a pena.

Nota: 10,0 / 10,0
Status: Essencial

Faixas:
      01)   Toys In The Attic
      02)   Same Old Song And Dance
      03)   Chip Away At The Stone
      04)   Draw The Line
      05)   Dream On
      06)   Sweet Emotion
      07)   Chiquita
      08)   Lightning Strikes
      09)   Walk This Way
      10)   Adam´s Apple
      11)   Train Kept a Rollin´
      12)   S.O.S. (Too Bad)