quinta-feira, 9 de junho de 2016

Skid Row – B-Side Ourselves (1992):



Por Davi Pascale

Em 1992, o Skid Row colocou nas lojas um EP de covers. A ideia era ganhar um pouco mais de tempo para a criação de um novo álbum de inéditas. Na ocasião, o Skid Row estava no topo do mundo. Com musica nas rádios, na MTV, lotando arenas e estádios. Para vocês terem uma ideia, quando passaram aqui pelo Brasil, se apresentaram como headliner do Hollywood Rock, tocando no Estádio do Morumbi e na Praça da Apoteose. Hoje, infelizmente, os músicos vivem uma realidade bem diferente.

Esse foi um disco que rodou bastante no meu CD player e no meu discman, na época. Os músicos resolveram regravar músicas de alguns de seus ídolos. Nesse caso; Ramones, Kiss, Judas Priest, Rush e Jimi Hendrix. Ironicamente, esse foi o ultimo álbum de sucesso do grupo. O álbum seguinte, o (bom) Subhuman Race, trazia o grupo apostando em uma sonoridade distinta. Mais pesado, mais gritado, não foi bem recebido pelos fãs. Os shows caíram, as brigas aumentaram, o mercado mudou e o grupo foi para o espaço.

B-Side Ourselves é um trabalho muito bem feito. Apesar de ser bem curto, são apenas 5 músicas, diria que é um disco essencial na coleção de quem curte o som da banda. Os músicos fizeram o tipo de releitura que considero mais acertada. Deram uma cara sua, mas sem desvirtuar o arranjo original.

EP foi gravado no auge do sucesso
Um grande exemplo disso é “C´mon And Love Me” (Kiss), onde os músicos alteraram o final, dando uma acelerada, inserindo solos adicionais, vocais gritados. No entanto, os riffs, a simplicidade da bateria e as linhas vocais foram mantidas. O mesmo vale para “What You´re Doing” (Rush), onde mantiveram a pegada bluesy, mas adicionaram uma boa dose extra de peso ou “Little Wing”, onde Sebastian Bach exorciza os demônios fazendo um de seus melhores trabalhos vocais.

"Pshyco Therapy” (com os vocais do baixista Rachel Bolan) e “Little Wing” ganharam videoclips na época. Essa última, com uma versão um pouco diferente do disco. Os grandes momentos do álbum ficam pela já citada versão de Jimi Hendrix, a homenagem ao grupo de Geddy Lee, mas a cereja do bolo mesmo, é a versão ao vivo de “Delivering The Goods”, que conta com a participação especial de Rob Halford. Tanto Sebastian quanto Halford estavam em uma ótima fase e mandaram bem no vocal.

B-Side Ourselves está fora de catálogo no momento, mas não é tão difícil de ser encontrado. Na ocasião, foi lançado no Brasil, em LP e CD. Como as prensagens na época eram grandes (disco era vendido a rodo), não é um produto muito caro. Acredito que esteja em torno de 20 a 40 reais dependo do formato e do estado de conservação. E, ah, sim, certamente tem o áudio nas plataformas digitais. Corre atrás que vale a pena.

Nota: 10,0 / 10,0
Status: Mortal

Faixas:
      01)   Psycho Therapy
      02)   C´Mon And Love Me
      03)   Delivering The Goods
      04)   What You´re Doing
05)   Little Wing