quarta-feira, 30 de setembro de 2015

David Gilmour – Rattle That Lock (2015):



Por Davi Pascale

Guitarrista do Pink Floyd lança seu quarto disco solo. Álbum é sólido, traz poucas surpresas, e deve agradar seus tão fiéis admiradores.

Prestes a fazer sua primeira turnê pelo Brasil, músico lança seu primeiro trabalho de inéditas desde On An Island. Não parece, mas já se passaram quase dez anos que seu trabalho anterior chegou às lojas. A essência continua a mesma. De novidade, apenas uma influencia jazzística aqui e ali, mas nada capaz de descaracterizar seu trabalho.

Sim, esse é um trabalho solo de um guitarrista, mas não espere nada pesado, nem virtuose. Quem conhece sua obra, sabe que ele é justamente o oposto dessa idéia. Sua guitarra sempre foi dona de uma sonoridade única e o músico sempre se preocupou mais onde colocar cada nota do que quantas notas colocar. Os arranjos continuam calmos, viajantes, do jeito que seus fãs gostam.

Polly Samson, esposa de Gilmour, aparece mais uma vez como letrista. A moça que havia feito sua estréia em The Division Bell, afirmou em algumas entrevistas que seu marido a deixou mais à vontade dessa vez do que nas demais, não ficou tanto no controle sobre o que retratar. Quem faz sua estréia aqui é Gabriel Gilmour. Exatamente, seu filho é o responsável pelo piano da jazzística “The Girl In The Yellow Dress”, talvez a que mais se distancie de sua obra. A canção tem um ar meio Diana Krall, não é exatamente o que esperamos de David Gilmour, mas a faixa é bonita.

Esposa do cantor ataca novamente como letrista

Muitos não gostam que os artistas se aventurem pouco em termos de ousadia. Portanto, não estranhe se muitos críticos começarem a malhar o disco por aí. Acho muito difícil criticar um artista por esse prisma. Cada caso é um caso. Mais importante do que ficar inventando moda, acredito que seja entregar um trabalho honesto e de qualidade. E é exatamente isso o que temos aqui.

“Today” e “Rattle That Lock” são donas dos momentos mais pops do disco, mas não se preocupem. Não há nada de modernidade, nem de pasteurizações. É aquele pop pinkfloydiano oitentista que seus fãs tanto gostam. O disco se inicia e se encerra com uma faixa instrumental. Tanto em “5 AM”, quanto em “And Then...”, Gilmour demonstra uma sensibilidade fora do comum em seus solos justificando a babação de ovo em cima dele nas últimas décadas.

David Gilmour disse que esse álbum é mais variado que os demais. Realmente, existem influencias diversas no disco, mas estão na costura das canções. Você não vai encontrar uma canção folk, uma prog, uma pop, uma jazz, mas certamente irá encontrar todos esses elementos espalhados nas canções. A única exceção é realmente “The Girl In Yellow Dress”.

Gilmour continua roubando a cena com solos inspirados

Não estranhe se encontrar um ar meio beatle em “Dancing Right In Front of Me”. Além de ter lançado recentemente uma versão para “Here, There And Everywhere” gravada com seu filho Joe, o músico já tocou ao lado de Paul McCartney e revelou que gostaria de ter sido um beatle em algumas entrevistas.

Contando com a co-produção de Phil Manzanera (Roxy Music), Gilmour mistura gravações caseiras (o piano foi gravado em sua sala há 18 anos) com gravações realizadas em estúdios profissionais e entrega aos seus fãs aquilo que esperavam. Contando com participações sutis de grandes nomes como David Croby, Graham Nash e até mesmo do falecido Richard Wright, o rapaz entrega um trabalho bonito e sólido. Levando em contas que ele levou cinco anos para compor esse disco e seu ultimo trabalho foi lançado há quase dez, arrisco dizer que esse é seu último disco. Se for, encerra a carreira em alto estilo.

Nota: 8,0 / 10,0
Status: Inspirado

Faixas:
      01)   5 Am
      02)   Rattle That Lock
      03)   Faces of Stone
      04)   A Boat Lies Waiting
      05)   Dancing Right In Front of Me
      06)   In Any Tongue
      07)   Beauty
      08)   The Girl In The Yellow Dress
      09)   Today
      10)   And Then…