terça-feira, 15 de julho de 2014

Tierramystica – Heirs of the Sun (2013)

Por Rafael Menegueti

Tierramystica - Heirs of the Sun
Se vocês não conhecem o folk metal, aqui vai uma breve descrição. Trata-se de uma vertente do metal onde as bandas buscam misturar o estilo com ritmos tradicionais e típicos da cultura da região onde habitam. Na Europa o folk metal é muito forte. Inúmeras bandas alcançaram o sucesso e, de quebra, ajudaram a disseminar a historia e a cultura de seu país pelo mundo. Mas isso não significa que só exista folk metal por lá.

No Brasil, o maior e mais conhecido nome desse estilo é o Tierramystica. A banda gaúcha surgiu em 2008 e já conquistou um espaço considerável no país, alem de já ter lançado dois discos e um DVD. A proposta deles é unir o heavy metal com os ritmos tradicionais latinos e sopros andinos. Para isso, a banda une o som de suas guitarras, baixo e bateria, com instrumentos como zampoñas (flautas de pã), quenas (outro tipo de flauta, feita de bambu), ocarinas e instrumentos de percussão indígenas. O resultado é um som que une perfeitamente essas influencias, e acaba assim sendo inovador e muito interessante.

Seu segundo disco, “Heirs of The Sun” mostra bem essas características. O trabalho tem uma ótima produção e conta com excelentes músicas. A banda abusa de arranjos acústicos nas faixas, criando um som que preza mais pela melodia do que pelo peso. A influência da música andina pode ser notada em todos esses momentos. Destacan-se nesse sentido faixas como “Men of Earth (Mapuche)”, “Llanto de Mi Tierra” e “When The New Time Arrives”, faixa introdutória que abre o disco.

Os gaúchos do Tierramystica: folk metal nacional de primeira
A banda usa claras influencias do power metal em seu som. Um estilo que segue a linha Angra, Stratovarius ou Sonata Arctica, e pode ser notado em faixas como “Visions of The Condor” ou “Essence of Pride”. Outra grande faixa do disco é “The Rise of the Feathered Serpent”, cheia de peso e com um ótimo andamento. O único problema que encontro é o fato de algumas faixas soarem muito parecidas em alguns momentos. Mas a banda é criativa e logo o som evolui e ganha uma cara própria.

Portanto se você se interessou por conhecer mais de folk metal, o Tierramystica é a escolha perfeita para uma banda nacional. É daqueles grupos que te dão a impressão de estarem apenas crescendo. E olha que a banda já conta com reconhecimento, tendo abrido shows de nomes como Epica (quando conheci o som da banda), Angra, Symphony X e Scorpions. Nem preciso dizer mais nada.

Nota: 7,5/10
Status: promissor

Faixas:

01. When the New Dawn Arrieves
02. Vision of the Condor
03. Essence of Pride
04. Myths of Creation
05. Shine, Once Again
06. Men of Earth [Mapuche]
07. Gate of Gods [Hayu Marca]
08. The Rise of the Feathered Serpent [Quetzacoatl]
09. Llanto de Mi Tierra
10. Inti Sunset