sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Lenny Kravitz – Just Let Go Live (2015):



Por Davi Pascale

Lenny Kravitz lança novo DVD ao vivo. Vídeo continua com o formato de filme e traz o artista em ótimo momento nos palcos. Recomendado!

No final do ano passado, saíram vários DVD´s ao vivo, como vocês já devem ter percebido em nossas resenhas nesse início de ano. Lenny Kravitz foi mais um dos artistas que se aventurou no formato. E, sim, o vídeo vale a pena! A discografia de Lenny Kravitz é polêmica. Há quem defenda que o artista perdeu o brilho em 5. Entretanto, em cima de um palco o rapaz sempre se destacou.

Concordo com quem diz que os anos iniciais representam o momento de maior inspiração do músico. Mesmo assim, consigo admirar seus trabalhos mais recentes. Em especial, os dois últimos: Black And White America e Strut. Sorte minha, já que das 12 músicas do filme principal, 5 saíram de seu mais recente álbum. Entre elas, as ótimas “Dirty White Boots” e “New York City”.

Quem o acompanhou nos anos 90, deve se lembrar dos VHS´s que lançava (e que ainda seguem inéditos em DVD), sendo o mais famoso Alive From Planet Earth. Nos vídeos, o músico misturava imagens de bastidores com imagens de concertos. A ideia prevalece. Não temos uma apresentação de cabo a rabo. O filme mistura depoimentos de Lenny e de seus músicos com canções ao vivo. Para criar o longa, foram escolhidas imagens de diferentes apresentações.

Seus grandes hits continuam fazendo parte de seu repertório. E alguns deles estão aqui. Não faltam canções como “Fly Away”, “It Ain´t Over Til It´s Over” e “Are You Gonna Go My Way”. Até mesmo sua versão de “American Woman” (clássico do Guess Who) se faz presente. O músico soube dosar bem seu set. Mistura faixas do início da carreira, como “Sister”, com faixas de seus álbuns mais recentes, como “Dancing Til Dawn” vinda do It´s Time For a Love Revolution.

Musico mistura entrevista com imagens de shows

Lenny Kravitz sempre foi um puta músico. Quem acompanha o seu trabalho de perto, sabe que grava várias faixas de seus discos sozinho, que é multi-instrumentista. No palco, como não poderia deixar de ser, chama a atenção. Toca guitarra com extrema segurança, canta bem, tem boa presença de palco. Seus músicos de apoio também são excepcionais, onde vale destacar a performance de seu guitarrista Craig Ross e da sua baterista Cindy Blackman. Durante o filme, Kravitz diz algo interessante: “não posso ter um ótimo músico de rock ou um ótimo músico de blues ou um ótimo músico de funk. Preciso de um músico que consiga tocar incrivelmente bem todos esses gêneros, o que não é fácil”. Pode ficar sossegado, estão fazendo bonito.

Esse não é o único depoimento interessante. O que achei mais bacana foi quando o músico comenta do choque de realidade que tomou de Robert Plant quando estava no auge do sucesso. Mas não vou contar a história aqui para não estragar a surpresa.

Uma marca registrada de seus shows são os longos improvisos. Quem curte, pode celebrar. Eles estão aqui, mas em maior parte no material extra. Quem assistir somente o filme principal pode ter uma imagem diferente dos shows. O número de improvisos é maior do que se imagina. A qualidade de gravação está excelente e o repertório é muito bacana. Sim, faltam algumas músicas, mas à essa altura do campeonato, já era de se esperar. Indispensável!

Nota: 9,0 / 10,0
Status: Profissional

Faixas:
      01)   Fly Away
      02)   Dirty White Boots
      03)   American Woman
      04)   Dancin´ Til Dawn
      05)   Strut
      06)   It Ain´t Over ´Til It´s Over
      07)   New York City
      08)   The Chamber
      09)   Sister
      10)   Dig In
      11)   Let Love Rule
      12)   Are You Gonna Go My Way
      13)   Sister (Extra – Versão Completa)
      14)   Always On The Run (Extra)
      15)   Sex (Extra)
      16)   I Belong To You (Extra)
      17)   New York City (Extra – Versão Completa) 
      18)   Let Love Rule (Extra – Versão Completa)