sábado, 21 de novembro de 2015

Paul McCartney: A Musicares Tribute (2015):



Por Davi Pascale

Chega ao mercado brasileiro, show em homenagem ao eterno beatle Paul McCartney. Apresentação traz artistas de primeiro calibre com excelentes performances. Músicos não se prenderam aos arranjos originais.

Desde 1991, que a instituição Musicares homenageia algum artista em um evento chamado Person Of The Year. A regra é simples. Precisa ser alguém que tenha grande impacto na música e que defenda alguma causa filantrópica. Musicares é uma instituição que ajuda os músicos em relação à drogas, falta de grana, falta de moradia, permite que recebam tratamentos médicos... Uma espécie de retiro dos artistas. Em 2012, o sir Paul McCartney recebeu a honraria. Essa apresentação foi lançada em DVD e Blu-ray. Como não poderia deixar de ser, todo o dinheiro arrecadado com as vendas vai para a instituição. 

Paul toca no evento duas vezes: no início e no fim. Logo após uma pequena apresentação da turma do Cirque du Soleil interpretando um trecho do espetáculo Love, McCartney entra em cena ao som de “Magical Mistery Tour” e “Junior´s Farm”. Como sempre, sua performance é avassaladora. O rapaz demonstra que continua em plena forma e seus músicos são simplesmente impecáveis.

Entre os artistas escolhidos para homenageá-lo estavam gente da velha e da nova geração. O time de estrelas não focava os artistas mais rocks. Poucos deles tinham um passado roqueiro, para dizer a verdade. Se bem que muitos deles, tinham uma ligação com sua história de uma forma ou de outra. James Taylor é um amigo de longa data que fez sua estreia pelo selo da Apple. A jazzista Diana Krall chegou a gravar com o Paul no disco Kisses On The Bottom. O brasileiro Sergio Mendes fez releitura de diversas canções dos Beatles em ritmo bossa nova. Norah Jones é filha de Ravi Shankar. Musico que influenciou os fab four. Como pode ver, tudo meio que em família.

Alicia Keys se destaca no show

Curiosamente, as duas apresentações que mais gostei foram justamente das artistas mais jovens: Alicia Keys e Norah Jones. Aliás, não me surpreenderia se Alicia recebesse essa homenagem daqui alguns anos. Além de ter uma grande popularidade nos EUA, a garota é co-fundadora da Keep a Child Alive. Uma organização sem fins lucrativos que tem como preocupação fazer chegar medicamentos às famílias portadoras do vírus HIV na África. Alicia roubou a cena no show com uma performance lindíssima de “Blackbird”. Sozinha no palco. Um piano, um microfone e nada mais. Outra que roubou a cena foi Norah Jones com uma versão matadora de “Oh, Darling”. Essa, entretanto, veio acompanhada dos músicos do Paul.

Alison Krauss também fez bonito com sua interpretação de “No More Lonely Nights”, enquanto Neil Young trouxe o rock à tona com uma eletrizante versão de “I Saw Her Standing There”. Algo muito bacana dessas performances é que os músicos deram uma cara deles, imprimiram sua marca, mas sempre de maneira extremamente respeitosa. Outra apresentação lindíssima foi a de Diana Krall interpretando “For No One”. A decepção ficou por conta da apresentação sem sal do Sergio Mendes e da não mais do que correta performance do Coldplay.

No final do show, McCartney retorna ao palco para mais 3 sons: “My Valentine”, “Nineteen Hundred and Eighty Five” e a clássica dobradinha de “Golden Slumbers/Carry That Weight/The End”. Nesse último número, sobem ao palco Dave Grohl (Foo Fighters) e Joe Walsh (Eagles) para acompanhá-lo. Simplesmente mortal! O espetáculo, na maior parte do tempo, tem uma pegada mais intimista, com arranjos calmos, mas conta com um profissionalismo fora do comum. Recomendado à todos os fãs da boa música.

Nota: 10,0 / 10,0
Status: Profissionalíssimo

Faixas:
      01)   Get Back/Hello Goodbye/ Sgt Peppers Lonely Hearts Club Band – Cirque Du Soleil
      02)   Magical Mistery Tour – Paul McCartney
      03)   Junior´s Farm – Paul McCartney
      04)   Blackbird – Alicia Keys
      05)   No More Lonely Nights – Alisson Krauss & Union Station
      06)   And I Love Her – Duane Eddy
      07)   Oh! Darling – Norah Jones
      08)   I Saw Her Standing There – Neil Young And Crazy Horse
      09)   The Fool On The Hill – Sergio Mendes
      10)   We Can Work It Out – Coldplay
      11)   Yesterday – James Taylor & Diana Krall
      12)   For No One – Diana Krall & James Taylor
      13)   My Valentine – Paul McCartney
      14)   Nineteen Hundred And Eighty Five – Paul McCartney
      15)   Golden Slumbers/Carry That Weight/The End – Paul McCartney


Extras: Não Há