sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Leah - Of Earth & Angels (2011)

Por Rafael Menegueti

Leah - Of Earth & Angels
Já que anteontem eu dei a dica de uma banda não muito conhecida, mas que anda sumida, hoje decidi dar uma dica tão boa quanto, mas de uma cantora que está crescendo aos poucos e pode vingar. Trata-se da canadense Leah, uma cantora que mistura metal com musica celta, fortemente influenciada pelo folk metal e metal sinfônico europeu, de bandas como Nightwish, Delain e Epica, e que já foi chamada de “Enya do metal”. Mas Leah vai alem, pois sua música é independente, o que faz o seu trabalho ainda mais diferenciado.

Leah começou sua carreira com o disco “Of Earth & Angels”. O trabalho independente foi lançado em 2011, e por um tempo podia ser baixado gratuitamente pelo site bandcamp. Com doze faixas o disco mostra uma cantora talentosa, acompanhada por bons músicos em composições bem diferentes umas das outras. “Prisoners” e “Remember” são canções com personalidade e abrem bem o disco. A primeira é um metal mais cadenciado, a segunda, uma balada que ganha força ao longo do tempo.

A terceira faixa do disco, “Old World”, é, na minha opinião, uma das melhores composições do disco. Empolgante e cativante, a canção seria facilmente um hit se a cantora tivesse a divulgação adequada. “I Fade” é outra faixa que tem um arranjo mais leve, assim como “Ex-Cathedra”. “Ocean” por usa vez, parece uma canção folk. Com um ritmo levado pela bateria e piano, a faixa é um dos diferenciais que o disco tem a oferecer.

A cantora canadense Leah: carreira em ascenção
Focada em letras sobre amor e relações pessoais, o disco tem um lado melódico muito forte. Quase todas as faixas apresentam arranjos criativamente abrangentes. Por vezes leve, por vezes mais metaleiro. Outras boas faixas seguem o caminho descrito. “A Thousand Years” é mais uma balada ao piano, e “Tragedy & Magic” seria facilmente a melhor faixa do disco, não fosse tão curta. “Mainland” possue arranjos mais pop, meio folk rock, mas com um refrão mais pesado. A voz melódica de Leah se destaca nesses momentos do disco. “Say Yes” parece outra faixa que poderia muito bem ser de um hit caso a cantora estivesse em uma grande gravadora. Tem refrão cativante e versos agradáveis.

Mais para o final ficam outras excelentes faixas. “Confess My Love” é bem melódica, possui uma ótima letra e grande performance da banda. O disco encerra com a excelente “Ilusion”, que tem um arranjos bem trabalhados, empolga e deixa o ouvinte querendo mais. E mais é o que os fãs da cantora terão em breve. No ano passado ela já havia lançado o também bom EP “Otherworld”, que chegou a contar com a participação de Eric Peterson (Testament/Dragonlord) em uma das faixas. Leah está agora preparando seu segundo disco de estúdio. E podemos esperar boa coisa por ai, pois dessa vez ele vem tendo a ajuda de nomes de peso. Timo Somers e Sander Zoer, ambos do Delain, participam do disco, que está sendo mixado no Spacelab Studios, na Alemanha. Vamos esperar pra ver se ela consegue manter sua ascendente carreira.

Nota: 9/10
Status: Diferenciado

Faixas:

1. Prisoner
2. Remember
3. Old World
4. I Fade
5. Ex-Cathedra
6. Ocean
7. A Thousand Years
8. Tragedy & Magic
9. Mainland
10. Say Yes
11. Confess My Love
12. Illusion

Leah - Old World



Leah - Confess My Love