segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Sammy Hagar & Friends: Deluxe Edition (CD + DVD)



Por Davi Pascale

Sammy Hagar está de volta com mais um grande álbum. Normalmente nesses projetos realizados com amigos é comum o artista regravar suas antigas canções ou gravar um álbum de covers. No caso do red rocker, o músico optou por fazer uma mistura de faixas inéditas com composições de outros artistas. Entre os músicos convidados estão nomes do porte de Taj Mahal, Nancy Wilson (Heart), Joe Satriani, Michael Anthony (Van Halen), Chad Smith (Red Hot Chili Peppers) e Kid Rock.

O disco não tem uma sonoridade única. Há diversas referências. Blues (“Winding Down”), música hawaiiana (“All We Need Is an Iland”), rock n roll setentista (“Not Goin´ Down”)... Entretanto, não há nada que faça o fã pensar “o que deu na cabeça desse cara para gravar isso?”. Bem... Na verdade, há uma música que deixará os mais radicais de cabelos em pé. Pelo menos até ouvirem a versão final. A versão de “Personal Jesus” do Depeche Mode. Essa talvez seja a única faixa que possa deixar seus seguidores inconformados. Mas não se preocupem, Sammy não fez um álbum eletrônico. Na verdade, ele transformou o hit oitentista em uma faixa de rock n roll. E deu certo! Aposto que vocês nunca imaginariam ouvir Michael Anthony, Chad Smith e Neal Schon (Journey) tocando Depeche Mode, certo? Bem... Aqui está a oportunidade.

Os outros covers são “Rambin´ Gamblin´ Man” de Bob Seger, “Margaritaville” de Jimmy Buffet e o clássico do blues “Going Down”, imortalizado na voz de Freddie King. Agora o melhor momento blues do disco é realmente a faixa de abertura “Winding Down” que traz um dueto de Sammy com Taj Mahal. Simplesmente matadora! Arranjo simples, mas empolgante. Os outros grandes momentos ficam por conta de “Not Going Down”, que nos remete aos seus tempos de Montrose, e a faixa “Father Sun”. Nesta edição deluxe há ainda uma excelente versão de “Space Station #5”, gravado em um show realizado em homenagem ao falecido guitarrista Ronnie Montrose. Nessa apresentação, Ronnie foi substituído por Joe Satriani, parceiro de Sammy no Chickenfoot.

Músico junta time de peso em álbum inspirado

A faixa ao vivo não é o único bônus da deluxe edition. Há ainda um DVD de aproximadamente 1 hora de duração que conta com cenas de bastidores, o (ótimo) clipe de “Knockdown Dragout”, além de um vídeo com comentários faixa-a-faixa. Essa idéia de ficarem falando sobre todas as musicas do disco, costumo achar meio cansativo, mas aqui foi legal de assistir. Sammy Hagar nunca foi prepotente e acaba fazendo algumas declarações divertidas. Além disso, há depoimentos do produtor do álbum e de outros músicos que participaram da gravação, intercalados com os de Sammy. Tal atitude nos dá uma sensação de estar assistindo um mini-documentário, o que torna o vídeo mais atraente.

Samuel Roy Hagar encontra-se com 66 anos de idade. É incrível ver como sua voz ainda continua forte. De todos os vocalistas de rock n roll que já passaram dos 60 anos, os únicos que me recordo e ainda estão com uma voz incrivelmente potente são Steven Tyler e ele. A energia do cara não se esgota. No vídeo, há imagens dele participando de corridas de stock car, brincando com outros músicos nos bastidores, correndo no palco de um lado para o outro. Pelo visto, ainda tem muita lenha para queimar. Só espero que antes de parar, resolva fazer uma apresentação no Brasil. Esse é um artista que gostaria de assistir.

Nota: 08/10
Status: Diversificado e inspirado

Faixas:
      01)   Winding Down
      02)   Not Going Down
      03)   Personal Jesus
      04)   Father Sun
      05)   Knockdown Dragout
      06)   Ramblin´ Gamblin´ Man
      07)   Bad on Fords And Chevrolets
      08)   Margaritaville
      09)   All We Need Is An Island
      10)   Going Down

      11)   Space Station #5 (Bonus Deluxe Edition)