sábado, 19 de abril de 2014

Whitesnake: Made In Japan (2013)





Por Davi Pascale

E eis que o senhor David Coverdale solta mais um registro ao vivo no mercado. Já perdi as contas. Acho que é o sexto trabalho ao vivo do grupo, levando em consideração o acústico Starkers in Tokyo. Embora não seja algo muito original, certamente irá agradar os fãs mais ardorosos e não muito exigentes.

Quem vem acompanhando o Whitesnake de perto, sabe que o poder de fogo do seu líder vem diminuindo. Cada vez mais ele abusa de recursos vocais como eco, jogar microfone ao publico, cantar para baixo. Cada vez mais sua voz está com menos força. É uma pena, mas nossos ídolos estão envelhecendo e dando sinal de cansaço. Se você é aquele cara que comprou o VHS com a apresentação de Donnington décadas atrás e resolveu comprar esse material por nostalgia, cuidado!

É verdade que David Coverdale é muito profissional e os anos de estrada lhe renderam experiência suficiente para tapear seu público com maestria. Inclusive, eu. Já assisti o Whitesnake 3 vezes ao vivo e minha sensação foi sempre a mesma: “o cara não tem mais a voz de antigamente, mas puta show”. É mais ou menos essa a sensação que fica nessa apresentação. “Still of the Night” e “Love Ain´t No Stranger” são duas que deixam nítido que sua voz já não é a mesma. Se você, assim como eu, nutre um enorme respeito à sua figura e aceita a realidade numa boa, esse pacote com 2 CD´s e um DVD é uma ótima pedida. Se você é aquele cara que gosta de ficar comparando com apresentações do passado e reparando se ele irá interpretar os gritos do álbum original, passe longe. 


David Coverdale ganha o ouvinte com ótimo repertório

O time que vem acompanhando o rapaz (para os desavisados, o Whitesnake já mudou de formação trocentas vezes) é espetacular, como de costume. Dentre eles, destacam-se o guitarrista Doug Aldrich e o baterista Brian Tichy. O setlist é muito bom e bem dosado. A escolha de misturar canções clássicas com números mais recentes quase na mesma proporção tira um pouco aquela sensação de banda que vive do passado. A banda vem tentando não se apegar à essa imagem, lançando (ótimos) trabalhos de material inédito, mas o cenário atual, infelizmente, não permite isso. A indústria musical está indo para o saco e isso faz com que fique cada vez mais difícil emplacar uma música nova. Cada vez mais, o publico vai aos shows querendo ouvir os velhos hits. E são nesses números que há uma receptividade maior dos espectadores.

O primeiro CD e o DVD trazem uma apresentação realizada no Japão durante a turnê de seu mais recente álbum, (o espetacular) Forevermore. O vídeo, que também conta com dois clipes, é muito bem gravado. Conta com ótima qualidade de imagem, mas nos deixa nítido que o trabalho vocal foi todo refeito em estúdio. O álbum bônus contém 8 faixas extraídas da passagem de som, sendo que 4 delas são elétricas e 4 são versões acústicas. Os músicos mantiveram algumas falas e brincadeiras entre uma canção e outra o que acaba trazendo um ar intimista, despretensioso. Muito bacana! 

Made in Japan é um trabalho bem acabado, divertido, mas para curti-lo precisamos esquecer o que já foi David Coverdale um dia, por mais difícil e doloroso que seja.


CD/DVD:

     01)   Best Years
     02)   Give Me All Your Love Tonight
     03)   Love Ain´t No Stranger
     04)   Is This Love
     05)   Steal Your Heart Away
     06)   Forevermore
     07)   Six Strings Showdown (solo de guitarra)
     08)   Love Will Set You Free
     09)   Drum Solo
     10)   Fool For Your Loving
     11)   Here I Go Again
     12)   Still of the Night

CD Bônus

     01)   Love Will Set You Free
     02)   Steal Your Heart Away
     03)   Fare The Well (versão acústica)
     04)   One of These Days (versão acústica)
     05)   Lay Down Your Love
     06)   Evil Ways
     07)   Good to be Bad (versão acústica)
     08)   Tell Me How (versão acústica)