segunda-feira, 19 de maio de 2014

Foo Fighters: celebrando com álbum de inéditas





Por Davi Pascale

O Foo Fighters completa 20 anos de estrada esse ano. Enquanto vários músicos comemoram sua trajetória, lançando compilações e fazendo turnês comemorativas, o grupo de Dave Ghrol decidiu fazer o oposto. A data será celebrada com um novo trabalho de inéditas que chegará às lojas no segundo semestre. E, ao que tudo indica, aposta em um formato diferente.

O novo trabalho será o primeiro desde Wasting Light, lançado em 2011. Na ocasião, a banda lançou o documentário Back and Forth que finalizava justamente nos comentários e imagens da gravação do álbum. Dessa vez seus fãs também poderão assistir os músicos dentro do estúdio e de maneira muito mais detalhada.

O mesmo Dave Ghrol está dirigindo um documentário que será exibido pelo canal HBO que mostrará a gravação de cada música do disco. O novo trabalho tem sido tratado pelo musico como “uma carta de amor à história da música norte-americana”. Declaração que tem deixado seus fãs curiosos com a direção que a nova música da banda está tomando. O documentário será exibido em 8 episódios diferentes.

A razão de serem 8 capítulos é porque o disco foi concebido em 8 cidades distintas (Chicago, Austin, Nashville, Los Angeles, Seattle, New Orleans, New York e Washington DC). Ou seja, um episódio para cada cidade. As letras eram finalizadas no dia da gravação para que pudessem acrescentar as experiências mais recentes possíveis. Cada cidade trazia também um convidado especial. Um deles já foi divulgado: o bluesman Buddy Guy.

Cantor não tem pressa para anunciar as novidades
Michael Lombardo, presidente de programação da HBO declarou à NME que ‘a entrega de Dave nesse projeto é contagiante e sua habilidade enquanto músico e diretor é inegável. Estamos animados de nos juntarmos à ele e ao Foo Fighters nessa jornada incrível que demonstrará o quanto a música regional inspirou as novas composições’.

Butch Vig que trabalhou no (excelente) Wasting Light está novamente com os garotos e disse que o novo disco já está com praticamente 50% do material pronto. Ghrol declarou em recente entrevista à BBC Radio 1 que “o álbum está demais e que todo o conceito deixará as pessoas surpresas”. 

As notícias que estão sendo dadas aos poucos estão deixando os fãs cada vez mais curiosos. Nunca se sabe quando, onde ou o que irá surgir como novidade. No último sábado, o Foo Fighters fez um show surpresa em New Orleans e durante a apresentação o cantor disse que “estivemos em vários lugares ótimos, fizemos jams com varias pessoas ótimas, mas nesta semana, essa cidade mudou a banda para sempre”. O que será que está a caminho?