sábado, 5 de dezembro de 2015

The Graviators – Motherload (2014):





Por Davi Pascale

Muitas pessoas dizem que sentem falta de diversos elementos dos artistas de décadas passadas nos artistas atuais. Pois bem, parece que a nova geração resolveu fazer a lição de casa. As novas bandas estão bebendo na fonte da geração 70 cada vez mais. E com o pessoal do The Graviators não é diferente.

Existem vários grupos atuais fazendo um som onde deixam evidente a sua preferência pelo som setentista. Seja o Airbourne com sua pegada AC/DC, o Imperial State Electric com sua fusão de punk e power pop, enfim... No caso do Graviators, sua escola foram os britânicos do Black Sabbath. Não são os únicos a seguirem esses passos (The Sword também traz bastante referência do grupo de Tony iommi), mas é um dos que estão fazendo bonito.

O grupo surgiu em 2009 na Suécia e nunca esconderam sua preferência pela cena. Pelo contrário, sempre assumiram que a ideia era criar um repertório baseado na sonoridade dessa época. Principalmente em Sabbath e Pentagram. Faz sentido! Seu som é pesado, arrastado e, muitas vezes, sombrio. As músicas são longas. Para se ter uma ideia, as 9 faixas juntas passam dos 74 minutos de gravação.

Durante a audição quem mais se destaca é o guitarrista Martin Farbanks. O rapaz é bom tanto de riff quanto de solo. O baterista Henrik Bergman também faz bonito. Completam o grupo, os competentes John Holm (baixo) e Niklas Sjöberg (vocal).

Grupo aposta em sonoridade doom metal e traz fortes influências de Black Sabbath

 São justamente nos momentos mais sombrios onde eles brilham mais. “Leifs Last Breath/Dance Of The Valkyrie”, “Eagles Rising”, “Druid´s Ritual”, “Bed of Bitches” e “Narrow Minded Bastards” são os pontos de destaque. “Lost Lord” traz uma pegada mais lenta, trazendo um ar de blues em alguns mais momentos, e também funciona bem.  Infelizmente, o nível cai um pouquinho em “Drowned In Leaves”, mas nada que prejudique a audição.

Motherload é o terceiro álbum dos meninos e ainda é seu trabalho mais recente. O disco foi lançado pela Napalm Records, gravadora austríaca especializada em heavy metal que tem em seu cast nomes como Grave Digger, Devildriver, Delain, além das brasileiras do Nervosa. Ao julgar pelo que ouvi aqui, acredito que os garotos tenham um futuro bem promissor. Chequem o vídeo e me digam o que acharam. 



Nota: 8,0 / 10,0
Status: Pesado e cativante

Faixas:
      01)   Leifs Last Breath / Dance Of The Valkyrie
      02)   Narrow Minded Bastards
      03)   Bed of Bitches
      04)   Tigress Of Siberia
      05)   Lost Lord
      06)   Corpauthority
      07)   Drowned In Leaves
      08)   Eagles Rising  
      09)   Druid´s Ritual