segunda-feira, 9 de maio de 2016

Kiss – Live At Budokan, Tokyo (2015):



Por Davi Pascale

E eis que mais uma apresentação rara chega ao mercado brasileiro com preço bem acessível. Já comentei aqui, algumas vezes, de algumas fitas bem bacanas que são lançadas por selos pequenos, porém são encontradas em qualquer loja do ramo. Inclusive, nas megastores. A minha mais nova descoberta é esse vídeo da minha banda preferida, o Kiss.

O show que temos aqui é bem famoso entre os colecionadores da banda. Em 1977, o Kiss fez sua primeira turnê no Japão. Essa tour resultou em um grande marco em sua carreira. Os músicos fizeram 4 apresentações sold-out no Tokyo´s Budokan Arena. O recorde, até então, pertencia aos Beatles com 3 noites esgotadas. As 4 noites tiveram seu áudio gravado, mas em vídeo, conheço apenas esse material mesmo.

Nesse período, o Kiss já era uma banda grande. Os álbuns Alive! e Destroyer já haviam sido lançados. Na real, eles estavam na etapa final da divulgação de Rock n´ Roll Over. Aqui, já começavam a dar seus primeiros passos na ideia de mega-espetáculo (ideia que se consolidaria de vez na tour seguinte, a Love Gun Tour). Os músicos já surgiam tocando em uma rampa que descia do teto. Já havia letreiro piscando nome da banda atrás do palco. A bateria de Peter Criss já vinha para frente na hora do solo e era elevada no final do espetáculo.

Infelizmente, os DVD´s lançados dessa apresentação não trazem a apresentação na íntegra. É realmente uma pena porque os músicos estavam em uma puta fase. Não apenas de popularidade, mas de entrosamento mesmo. A banda estava com uma puta energia. Ace Frehley estava em uma fase incrível. Sim, meus amigos, ele é melhor do que o Tommy Thayer...

DVD traz primeira turnê no Japão
São aproximadamente 50 minutos de imagem. Curiosamente as músicas que deixaram de fora são, em sua maioria, do até então recém-lançado Rock n´ Roll Over. Algumas que me lembro dos áudios que tenho com show completo: “Take Me”, “Ladies Room”, “Calling Dr. Love”, “I Want You”... Os outros álbuns estão bem representados com clássicos do porte de "Detroit Rock City", "Rock n´ Roll All Nite", "Let Me Go Rock n´ Roll" e "Firehouse". Curiosamente, os DVDs bootlegs prensados fora do Brasil trazem a mesma relação.

Algo que me entristeceu profundamente nessa edição brasileira foi o fato de terem cortado todas as falas entre as músicas. Honestamente, acho que tira um pouco da magia. E essa também não é, nem de longe, a melhor qualidade que existe desse material. Tanto o Devil´s Advocate, lançado pela Way of Wizards, quanto o Live At Nippon Buddokan, do selo Woodstock Tapes, trazem qualidade de imagem melhor, além de manterem as falas dos músicos. A imagem, para dizer a verdade, não é ruim, mas que existem registros melhores, existem.

Live At Budokan resgata um período mágico da banda. Infelizmente, a produção brasileira deixou a desejar nesse título. Se você não é muito fã do Kiss e quer ter um show dos anos 70 apenas para constar na coleção, passa. Se você, assim como eu, é apaixonado pelo trabalho do grupo, vale a pena desembolsar uns trocados a mais e investir em uma das edições importadas. O show é simplesmente mortal. Você não irá se arrepender

Nota: 7,5 / 10,0
Status: Show ótimo, edição razoável

Faixas:
      01)   Detroit Rock City
      02)   Let Me Go Rock n´ Roll
      03)   Firehouse
      04)   Makin´ Love
      05)   Cold Gin
      06)   Ace Frehley Solo
      07)   Nothin´ to Lose
      08)   Gene Simmons Solo
      09)   God of Thunder
      10)   Peter Criss Solo
      11)   God of Thunder
      12)   Rock n´ Roll All Nite 
      13)   Black Diamond