sábado, 2 de maio de 2015

Kiske / Somerville – City of Heroes (2015)

Por Rafael Menegueti

Kiske/Somerville - City of Heroes
O projeto que uniu dois grandes vocalistas do metal está de volta. Michael Kiske, ex-vocalista do Helloween e agora no elogiado Unisonic, e Amanda Somerville, conhecida por sua banda Trillium, além de inúmeras participações e parcerias com nomes como Avantasia, Epica, Edguy, Kamelot, HDK e muitos outros, lançam o segundo disco de seu projeto Kiske / Somerville. Eles mantem a mesma fórmula de seu primeiro trabalho, mas com algumas mudanças na formação.

Alem da dupla de vocais, se mantiveram na banda o baixista Mat Sinner e o guitarrista e tecladista Magnus Klarsson. Sander Gommans, ex-guitarrista do After Forever e hoje no HDK não voltou a aparecer nesse disco. Já a bateria ficou a cargo da tcheca Veronica Lukešová. A pequena diferença no line-up do projeto também resultou em pouca diferença no som apresentado. A mescla de hard rock, power metal e elementos sinfônicos e progressivos segue sendo a base por onde o projeto se desenvolve.

O disco abre com o single “City of Heroes”, que também dá nome ao disco. A faixa é empolgante e tem uma levada agitada com um refrão potente, com a dupla fazendo um excelente dueto. “Walk On Water” é mais melódica, com mais ênfase em arranjos de teclado, assim como “Salvation”. “Rising Up” tem belos arranjos sinfônicos e mais velocidade na pegada, com Amanda comandando os vocais no refrão. Já “Lights Out” é uma faixa cheia de energia com um refrão cativante.

Amanda Somerville, Michael Kiske e os outros membros da banda
Em “Breaking Neptune” a interação dos dois vocalistas ganha um destaque melhor, assim como o bom tema de guitarra apresentado. A sequencia de peso é interrompida com a balada “Ocean of Tears”, que vai crescendo até estourar em um bom solo de guitarra, mas acaba de repente. “Open Your Eyes” é uma faixa bastante animada com mais um refrão chamativo. Mais perto do fim do disco, “Last Goodbye” é mais um hard rock de peso, seguido pela semi-balada “After the Night Is Over”, mais um bom respiro do disco. “Run With a Dream” não traz muitas surpresas, termina quando fica boa. A faixa que encerra o disco, no entanto, já soa bacana desde o início, “Right Now”. É onde Kiske consegue mostrar mais de sua capacidade em relação ao resto do disco, embora o destaque seja mais de Amanda.

Apesar de ser um ótimo disco, com faixas cheias de energia e levadas típicas do hard rock, é possível apontar também que ele não parece ser o melhor que a dupla poderia apresentar. O nível de capacidade tanto de Kiske quanto de Amanda são muito maiores do que eles imprimem em vários momentos. Sem falar que algumas faixas demoram pra acontecer de fato, encerrando no momento em que elas parecem melhores. Poucas são as músicas realmente marcantes. O que não chega a ser um grave problema, já que como um todo o disco cumpre o seu papel dentro do estilo que se propõe. Vale bastante a pena pra todos que são fãs dos dois cantores e do estilo como um todo.


Nota: 7/10
Status: Interessante

Faixas:
01. City Of Heroes
02. Walk On Water
03. Rising Up
04. Salvation
05. Lights Out
06. Breaking Neptune
07. Ocean Of Tears
08. Open Your Eyes
09. Last Goodbye
10. After The Night Is Over
11. Run With A Dream
12. Right Now