sexta-feira, 22 de maio de 2015

Stream of Passion feat. Ayreon – Live In the Real World (CD Duplo/DVD - 2006)

Por Rafael Menegueti

Stream of Passion feat. Ayreon - Live In the Real World
Recentemente os holandeses do Stream of Passion comemoraram 10 anos do lançamento de seu primeiro disco, “Embrace the Storm”. A banda, que começou como um projeto do músico Arjen Lucassen, fez uma extensa turnê para divulgação desse trabalho. Uma dessas apresentações deu origem ao CD e DVD em questão na resenha de hoje. “Live In the Real World” é um registro único por vários fatores, mas principalmente pelo repertório apresentado e formação da banda.

À época da gravação do show, a banda já estava na estrada havia um tempo. O show escolhido foi o de Rijssen, na Holanda, no dia 17 de fevereiro de 2006. Assim como por toda a turnê, a banda mescla faixas de “Embrace the Storm” com canções do Ayreon, conhecido projeto também criado por Arjen. Os arranjos são bem parecidos, mas há alguma diferença já que os músicos não são os mesmos.

A formação do Stream of Passion na época
A voz do Stream of Passion é de Marcela Bovio, vocalista mexicana que Arjen havia buscado da banda Elfonia, assim como o tecladista Alejandro Millán. A irmã de Marcela, Diana Bovio, faz os backing vocals, e chega a se destacar ao lado da irmã em certos momentos. Ao lado de Arjen nas guitarras estava a sua companheira, a habilidosa Lori Linstruth. Enquanto Arjen era a força criativa, Lori era quem imprimia emoção e vida com sua técnica e solos. O baterista Davy Mickers e o baixista Johan van Stratum (esse sendo o único que permanece na banda até hoje, ao lado de Marcela) formam a parede rítmica da banda, algo que era primordial no conjunto do som criado pelo sexteto.

O show em si foi mais um comum da turnê. Até pela quantidade de músicas do outro projeto apresentadas, o nome da banda aparece como “Stream of Passion featuring Ayreon”. As duas primeiras faixas de “Embrace the Storm” abrem o show, “Spellbound” e o single “Passion”. O show é carismático, sem enrolações e grande produção, o foco é o som da banda. A mescla das músicas dos dois projetos é bem executada, pois Arjen possui um estilo próprio em suas composições. “Waracle”, “Computer Eyes”, “Valley of the Queens” “Day Three: Pain”, “Into the Black Hole” e “Day Eleven: Love” são algumas das principais faixas do Ayreon apresentadas, e tem uma cara mais gothic metal que contrasta bem com as faixas mais sinfônicas do Stream of Passion. Ainda são apresentados trechos de faixas do Ambeon e Star One, outros dois projetos de Arjen, durante o show.


Já entre as composições feitas para o disco de estreia do SoP, destaco “Wherever You Are”, “Deceiver”, “Out In The Real World” e “Nostalgia”, balada em espanhol ao piano onde se sobressaem a parte latina da banda, com apenas Marcela e Alejandro no palco. A banda ainda apresentou uma interessante cover de “When the Levee Breaks”, clássico do blues composta por Kansas Joe McCoy e Memphis Minnie, e depois regravado pelo Led Zeppelin, versão na qual a banda se inspirou.

Esse registro é uma ótima pedida para os fãs da banda acompanharem uma fase que dificilmente volta. Até pelas mudanças na formação, a direção musical do Stream of Passion mudou muito daquela época até hoje. E mesmo que você não seja tão habituado a um ou outro projeto de Arjen, ou conheça apenas o Stream of Passion atual, esse show é excelente pela sua musicalidade forte, grandes composições e músicos habilidosos e entrosados, e por isso vale a conferida.


Nota: 10/10
Status: Vibrante

Faixas:
1. Intro
2. Spellbound
3. Passion
4. Waracle
5. Wherever You Are
6. Computer Eyes
7. Calliopeia
8. Valley Of The Queens
9. Haunted
10. The Charm of the Seer
11. Deceiver / Songs of the Ocean
12. Day One: Vigil
13. Day Three: Pain
14. Nostalgia
15. Out in the Real World
16. The Castle Hall
17. Into The Black Hole
18. When The Levee Breaks
19. Day Eleven: Love