terça-feira, 29 de abril de 2014

Álbuns Clássicos: Van Halen (1978)





Por Davi Pascale


O primeiro trabalho do Van Halen é um marco no rock n roll. A banda chamou a atenção por toda a energia que transbordava no álbum e, é claro, pelo trabalho de guitarra do endiabrado Eddie Van Halen. “Runnin´ With the Devil”, “James Cryin´”, “Ain´t Talk Albout Love” são apenas algumas das músicas que ficaram na memória das pessoas décadas depois. Não demoraria muito e não apenas Eddie chamaria a atenção por toda sua técnica, quanto Dave Lee Roth começaria a ser muito falado pela sua incrível presença de palco.


Diamond Dave entrou no grupo totalmente por acaso. O rapaz costumava alugar equipamentos de P.A. para os irmãos Van Halen. Inicialmente, o grupo se chamava Mammoth e contava com um formato power trio, onde Eddie assumia os vocais principais. O baixo nessa época ficava a cargo de Mike Stone. Não demorou muito e as mudanças começaram a acontecer. A primeira foi com a parte vocal. O guitarrista odiava cantar e resolver dar uma segunda chance à Lee Roth que havia sido reprovado no primeiro teste meses antes. Também pesou na escolha, o fato de que não teriam mais que pagar pelo equipamento já que o garoto agora fazia parte da banda. O grupo costumava ganhar 50 dólares de cachê e pagava 35 dólares pelo aluguel do P.A.


A segunda mudança foi o nome. Dave Lee Roth não gostava do nome original e insistiu para que os irmãos mudassem. Depois de relutarem por um tempo, a dupla finalmente cedeu. A terceira e última alteração foi o baixista. Naquela ocasião, tinham mais de 100 músicas ensaiadas (entre material próprio e covers) e o rapaz não conseguia memorizar todas elas. Optaram por convidar Michael Anthony (até então baixista e vocalista da banda Snake) para uma audição. Anthony topou porque seu grupo não estava conseguindo projeção, enquanto o Van Halen já começava se apresentar nos principais clubes de Hollywood como o Gazzarris e o Starwood. O musico foi aprovado no mesmo dia.


Não demoraria muito e as oportunidades começariam a surgir. Em 1976, durante uma das apresentações que faziam no circuito de Los Angeles, a banda chamou a atenção de Gene Simmons. Exatamente, o baixista do Kiss. Empolgado, bancou o trabalho demonstrativo que foi criado em dois estúdios diferentes. A gravação ocorreu no Village Recorder Studios em Loas Angeles, enquanto os overdubs foram criados no Electric Lady Studios em Nova Iorque. O mascarado espalhou a fita demo, mas não teve retorno. Chegou à oferecer inclusive ao Bill Aucoin, produtor do Kiss na ocasião. Sem sucesso! Dizem que há uma história em que Gene e os rapazes do Van Halen tiveram uma discussão porque Simmons queria que o grupo adotasse o nome de Daddy Longlegs. De toda forma, aparentemente, essas discussões não geraram mágoas. Em sua autobiografia, Kiss and Makeup, Gene Simmons afirma que Eddie Van Halen pediu para entrar no Kiss em 1982 quando eles estavam gravando o Creatures of the Night. Eddie não suportava mais o cantor de sua banda. Se houvesse mágoa, não faria um pedido desses. Não iria trocar uma confusão por outra.

Disco foi gravado em apenas 3 semanas

No ano seguinte, o grupo chamava a atenção de Ted Templeman, um executivo da Warner Bros Records, durante uma performance em Hollywood. O rapaz conseguiu convencer a gravadora a dar um contrato para a banda. O debut foi gravado no Sunset Sound Records em um período de 3 semanas e teve um custo aproximado de R$40.000 dólares. Ao contrário da demo de Simmons, onde cada instrumento foi gravado com o máximo de cuidado possível, o cultuado LP foi gravado quase que ao vivo. Dave Lee Roth cantava em uma cabine separada enquanto os outros três tocavam ao vivo em uma sala do estúdio. Pouquíssimos overdubs foram adicionados posteriormente. Praticamente levaram a sonoridade do palco para o disco. Toda essa crueza na gravação, ajuda a tornar a audição ainda mais intrigante. 

Em 10 de Fevereiro de 1978, o LP finalmente chegava às lojas. A garotada foi à loucura e o vinil atingiu a expressiva marca de 10.000.000 de cópias vendidas nos Estados Unidos. Além do cover de “You Really Got Me”, o bolachão também ficou marcado pelo solo de Eddie Van Halen em “Eruption”. Inicialmente, essa faixa não faria parte do vinil. Foi Templeman quem insistiu que o número fosse registrado depois de ouvir Eddie praticando para um show. O guitarrista chamava a atenção por sua velocidade e sua técnica two-hands. Muitos músicos começaram a imitá-lo na década seguinte.


Pouco após o lançamento, caíram na estrada onde começaram a tocar como número de abertura de diversas atrações. A consagração veio quando estavam excursionando com o Journey e começaram a chamar mais atenção do que a atração principal. Ali não havia mais dúvidas de que haviam chegado para ficar.


Faixas:

      01)   Runnin´ With The Devil
      02)   Eruption
      03)   You Really Got Me
      04)   Ain´t Talkin´ About Love
      05)   I´m The One
      06)   Jamies Cryin´
      07)   Atomic Punk
      08)   Feel Your Love Tonight
      09)   Little Dreamer
      10)   Ice Cream Man
      11)   On Fire