sexta-feira, 9 de setembro de 2016

Barão Vermelho – Por Que A Gente É Assim (2007):




Por Davi Pascale

CD encartado em livro da banda é uma verdadeira preciosidade. Material apresenta uma sonoridade roqueira, crua e mais empolgante que em seus primeiros álbuns.

Em 1 de Janeiro de 2007 chegava às livrarias a biografia Por Que A Gente É Assim. Livro que retratava a história de uma das melhores bandas do rock brasileiro, o Barão Vermelho. Organizado por Guto Goffi (baterista da banda), Ezequiel Neves (produtor) e Rodrigo Pinto (jornalista), o livro passa a limpo toda a trajetória do grupo carioca e traz de bônus um CD. Material realmente essencial na coleção dos fãs.

Algumas biografias importadas trazem um CD de entrevista como bônus. Algo que acaba se tornando objeto de desejo entre os colecionadores. Aqui, contudo, a sacada é outra. E muito mais legal, diga-se de passagem. Afinal, trata-se das primeiras gravações da banda. Antes de atingirem a fama, antes de conseguirem um contrato.

Capa do livro
O material foi criado a partir da junção de duas demos. A primeira foi gravada em 1981, na casa do pai de Mauricio Barros (tecladista) enquanto ensaiavam para fazer um show na Feira da Providencia, na região do Riocentro. Show que, infelizmente, acabou não ocorrendo por conta da falta de estrutura do lugar. Os músicos voltaram desolados em uma Kombi por não conseguirem se apresentar. Afinal, aquela seria a primeira apresentação do Barão Vermelho.

As músicas dessa demo eram 2: “Billy João”, mais tarde rebatizada de “Billy Negão”, e “Certo Dia na Cidade”. A primeira canção da demo era também a primeira do show e, por isso, apresenta aqui uma pequena introdução instrumental calcada no rock progressivo que é justamente o trecho que pretendiam utilizar como abertura. A estrutura da canção já era bem similar, entretanto a faixa era um pouco mais arrastadona, mais suja e mais longa. O mesmo ocorre com “Certo Dia Na Cidade”. No histórico LP de 1982, a musica foi encurtada e ganhou uma cara mais limpa, eliminando um pouco das distorções da guitarra e dos teclados.

As demais canções apresentadas aqui foram extraídas de uma demo registrada nos estúdios da Som Livre, criada com o intuito de serem apresentadas para o pessoal do Noites Cariocas, evento que ocorria no Morro da Urca. Lugar que, juntamente com o Circo Voador, foram os responsáveis por ajudar a dar cara para toda geração BRock. O Barão sonhava em tocar lá e resolveu entrar em estúdio para registrar uma demo para ver se conseguia conquistar um espaço. Essa fita acabou sendo muito importante porque foi depois de ouvi-la que Ezequiel Neves passou a investir nos meninos e foi tentar um contrato para eles com a gravadora.

A demo apresenta as primeiras versões de grandes clássicos do Barão como “Ponto Fraco” e “Por Aí”, mas o grande creme daqui é a ótima versão bluesrock que fizeram para o clássico de Erasmo Carlos, “Você Me Acende”. Simplesmente genial!!

Por Que A Gente É Assim foi lançado apenas como parte integral do livro e apresenta um resultado simplesmente mágico. A banda soa visceral, repleta de feeling e com um certo ar de descontração. Por ser extraída de uma demo registrada, muito provavelmente, em K7, a  qualidade de som não é animal. Mesmo assim, é um material que não pode deixar de ser conferido. Tanto pela ótima vibração quanto pelo seu contexto histórico. Corra atrás!

Nota: 10,0 / 10,0
Status: Histórico

Faixas:
      01)   Billy João (Billy Negão)
      02)   Certo Dia na Cidade
      03)   Conto de Fadas
      04)   Ponto Fraco
      05)   Por Aí
      06)   Rock n´ Geral  
      07)   Você Me Acende