sábado, 23 de agosto de 2014

Nervosa: Lolla Palloza Ciase 22/08/2014





Por Davi Pascale

Como já tinha comentado por aqui, há algum tempo me mudei para a região do ABC. Ainda estou conhecendo os picos, descobrindo os lugares. E qual não é minha surpresa, ao descobrir através do Facebook, que o trio Nervosa, uma das grandes revelações do metal nacional, estaria tocando há algumas quadras de distancia? Claro que aproveitei a oportunidade para conferir a apresentação das garotas.

A apresentação fazia parte de um evento criado pelo local chamado Thrash Attack ABC. Fora elas, apresentaram-se no dia Corporate Death, Necromesis, Audiokaos e Capadocia. Cheguei ao local por volta de 00:00h. Pelo cronograma, Audiokaos já deveria estar no palco, mas quem ainda estava se apresentando era o Necromesis. Já saquei que sofreria com atrasos. Assisti pouco do grupo, mas assim como o Audiokaos, não me chamaram a atenção. Nada contra os músicos. As bandas são competentes e foram respeitadas pela platéia, mas as composições não me cativaram. O Corporate Death não assisti, portanto, não comentarei.

Capadocia iniciou o show às 2:00h, horário onde a banda principal deveria estar iniciando, e foi a grande surpresa da noite para mim. Honestamente, não conhecia o conjunto. Além de serem ótimos músicos, são bem carismáticos e as composições autorais são muito boas. Ainda souberam driblar algumas situações delicadas com maestria. Durante o show dos rapazes, houve uma briga feia na platéia, onde um dos garotos chegou, inclusive, a perder a consciência durante alguns minutos. Eta molecada que não se toca. Houve ainda mais um princípio de briga, apaziguada pelo cantor. Haja paciência...

O grupo demonstrou carisma e energia de sobra

Faltando poucos minutos para as 4:00h, eis que o aguardado trio paulista finalmente sobe ao palco. Mesmo estando tarde pra caramba, as meninas esbanjavam energia. A cantora/ baixista Fernanda Lira bangeava sem parar e conversava com o publico entre as músicas, além de ser ótima cantora (para o gênero, é claro). Prika Amaral chamava a atenção dos marmanjos, mesmo sem fazer grandes movimentos. Enquanto a baterista Pitchu Ferraz sentava a mão na bateria sem dó.

Durante o show, Fernanda rasgou elogios ao (pequeno) público presente, comentou das eleições que estão por vir e dos ataques que sofrem pela internet. A garota generalizou os ataques, falando do metal em geral, mas acredito que esteja puta com as mensagens que vêm sendo postadas na rede em relação à seu grupo. “Se não curte, beleza, mas vamos respeitar”. Desde que o trio se lançou, que muito garoto critica a banda sem dó, nem piedade. Já li vários desses ataques. Triste saber que em 2014 ainda existe preconceito com garotas no metal. Escuto o gênero desde os anos 80 e desde aquela época já existiam meninas na cena. Rock Goddess, Lee Aaron, Girlschool, Doro Pesch... No Brasil tinha a banda Volkana, tínhamos a Syang tocando guitarra no P.U.S. (ainda com o nome de Si Young, homenagem à Angus Young). Já passou da hora dessa mentalidade mudar.

Achei o trio extremamente competente. Pouco mais de uma hora de porradaria sem dó.  Os destaques ficaram por conta de “Justice Be Done”, “Into MoshPit”, “Victim of Yourself” e “Masked Betrayer”. As meninas são super simpáticas com os fãs e atendiam muito educadamente cada pedido de autógrafo ou foto. Ao contrário de muita banda que se tranca no backstage, ficaram no meio da galera assistindo aos demais grupos, na maior parte do tempo. Minha única critica é em relação ao horário do evento. Muito grupo, muito tarde. Sei que faz parte show acabar tarde, mas 5:00h é sacanagem. Também seria mais interessante se rolassem menos apresentações e os grupos tivessem um pouco mais de tempo para demonstrar seu trabalho. Já que o evento é voltado para grupos autorais, a galera está aberta à esse tipo de situação. Fica a dica. Para as garotas do Nervosa, parabéns pelo show, pelo profissionalismo e boa sorte na carreira.