quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Hangover Hero – Hangover Hero (2011)

Por Rafael Menegueti

Hangover Hero - Hangover Hero
Há algum tempo atrás eu citei essa banda em um de meus textos, mas ela é completamente desconhecida no Brasil, alias, em quase todo o mundo. Não sei se deveria, é uma banda que lançou um disco interessante e foi formada por alguns músicos conhecidos na cena. Digo foi porque, infelizmente, esta implícito que a banda deve ter encerrado suas atividades, uma vez que já há um bom tempo os integrantes não dão sinal de que eles estariam planejando algo.

Falo do Hangover Hero, projeto de rock alternativo formado por três nomes que já fizeram parte de grandes bandas de metal sinfônico da Holanda: Ronald Landa (guitarra e vocal, ex-Delain), Ad Sluijter (guitarra, ex-Epica) e André Borgman (Bateria, ex-After Forever). A banda seria completada pelo baixista Mats van der Valk (Autumm), que gravou sua participação no disco, mas deixou a banda pouco depois, sendo substituído por um curto período por Rob van der Loo (Epica, ex-Delain).

Como dito, a banda está inativa, e não parece próxima de mudar esse estado. A última atualização no site da banda ocorreu em 2012, assim como sua pagina no Facebook, que nem existe mais. Eles lançaram seu homônimo em 2011, contendo onze boas canções, que em nada lembravam o metal sinfônico com voz feminina de suas antigas bandas.

O disco abre com “Play In A Band”, música radiofônica com uma letra despretenciosa e divertida tirando um sarro do estilo de vida dos astros do rock. A principal característica do som da banda é a presença das guitarras com riffs simples mas que se impõem na música. Talvez pela experiência dos músicos no metal, fazer um disco com faixas de rock mais simples torne o trabalho deles bem incisivo, pesado mas agradável ao mesmo tempo. Isso pode ser percebido em faixas como “Wake Up the Sleeping” ou “Here We Go”.

Os membros (ou ex-membros?) do Hangover Hero
As influencias de classic rock também são fáceis de serem percebidas. Slides tornam a faixa “Down the Road” um ótimo exemplo dessa influência. A banda volta a fazer uso de uma sonoridade radiofônica na boa “Mr. Perfect” e na balada “All I Can Be”, que possui uma melodia trabalhada ao piano, até chegar ao refrão explosivo. O tecladista do Epica, Coen Janssen, chegou a se apresentar com a banda ao vivo nessa canção. “Ivory Towers” é outra faixa interessante, com uma letra critica e um ritmo mais cadenciado, feito pra permitir que Ronald declamasse os versos com um ar de indignação, fazendo jus ao tema da canção. Outros momentos mostram uma banda com um rock mais melódico, casos de “Wooohooo” e de “Harder”, ótima canção que encerra o disco.

Obviamente que achar esse disco nas lojas é algo impossível. Até o download das músicas é complicado. Apenas no iTunes (nesse link), ou se preferir, você pode ouvir as faixas direto do canal da banda no YouTube (aqui). O disco completo está lá. Vale a pena dar essa conferida, pois foi um trabalho bem feito e que infelizmente não conseguiu ir pra frente, mesmo com ótimos músicos trabalhando nele.

Nota: 8/10
Status: interessante

Faixas:


1. Play In A Band
2. Here Comes Trouble
3. Here We Go
4. Wake Up The Sleeping
5. Wooohooo
6. Down The Road
7. Get It Over With
8. All I Can Be
9. Mr. Perfect
10. Ivory Towers
11. Harder