sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Grandes historias sobre capas de discos

Por Rafael Menegueti

Nirvana – Nevermind


Provavelmente uma das capas mais icônicas da historia da musica, essa obra de arte foi criada por Robert Fisher e Kirk Weddle. A foto foi tirada em uma piscina publica em Pasadena e o bebê da imagem, Spencer Eldren, virou fã da banda. A capa chegou a passar por uma censura, por conta da nudez do garoto, mas logo todo mundo viu que era bobagem. Segundo a banda, capa simboliza a inocência da banda, como a de uma criança, ao entrar no mundo corporativo das grandes gravadoras. E virou clássico.

Silverchair – Freak Show


Muita gente olha pra essa capa e não entende o porquê da imagem do garoto gordinho sorrindo. Pra quem conhece a banda é fácil saber. Trata-se de Grady Stiles, um garoto que excursionou com um espetáculo itinerante durante a primeira metade do século XX, sob a alcunha de “garoto lagosta”. Ele sofria de uma deformidade que afetava suas mãos e pernas, e seus dedos lembravam as garras de uma lagosta. Grady teve uma historia de vida conturbada. Ele abusava física e psicologicamente de sua família e chegou a matar seu genro. Foi assassinado em 92, a mando de outro genro. Como o disco do Silverchair tinha uma arte inspirada em figuras como a de Grady, ele acabou virando a capa.


The Clash – London Calling


A capa mostra uma cena que não era muito comum nos shows do Clash: um instrumento sendo destruído. Algo muito difundido entre alguns músicos mais rebeldes do rock, a quebradeira de instrumentos nunca foi uma característica da banda punk inglesa.Na única vez em que isso ocorreu, virou capa. E nem foi por rebeldia, foi porque Paul Simonon se irritou com o som ruim de seu baixo. Joe Strummer viu a foto e quis que fosse a capa. A tipografia em verde e rosa com o nome do disco são uma referencia a outra capa clássica, do álbum de estréia de Elvis Presley.

Led Zeppelin – Houses of the Holy
A capa foi uma ideia dos estudios Hipgnosis inspirada no livro “Childhood’s End”. Duas crianças foram levadas para uma montanha rochosa na Irlanda e fotografadas varias vezes por uma câmera parada, criando o efeito das crianças multiplicadas na imagem. Como as fotos foram em feitas em preto e branco, os artistas pintaram as imagens a mão. A coloração esbranquiçada das crianças aconteceu por conta de um erro dos artistas, dando esse efeito quase psicodélico à imagem.

Epica – The Divine Conspiracy



A arte dessa capa mistura inspirações tribais, com a temática do disco, que fala sobre a relação do homem com a religião e s inocência. A nudez simples da vocalista Simone Simons simboliza a pureza das pessoas quando elas chegam ao mundo, mas aos poucos elas são marcadas pelas coisas que as rodeiam (daí as tatuagens pintadas). A maçã faz uma alusão ao fruto de Eva, inserindo assim a referencia ao criacionismo e a religião tratadas em algumas músicas. Um ótimo exemplo de capa de um disco conceitual.