terça-feira, 18 de outubro de 2016

Stars on 45 – Long Play Album (1981):



Por Davi Pascale

Hoje, resolvi fazer diferente e comentar sobre um LP que escutei bastante na minha infância. Um projeto diferente e muito bem feito. Quem viveu a época certamente irá se lembrar, já que o LP fez bastante sucesso na ocasião, o Stars On 45.

Aqui no Brasil, o disco que fez sucesso foi o primeiro volume, esse que estou comentando hoje, mas ao todo foram lançados 6 álbuns desse projeto. Chegaram a lançar por aqui até um álbum de um dos cantores envolvidos, o Bas Muys. Um LP que ele criou somente com as músicas que Lennon/McCartney escreveram e deram para outros artistas, mas deixarei esse assunto para outra ocasião.

Se por acaso, você resolver se aprofundar no trabalho dos rapazes e for correr atrás dos discos, cuidado porque esse primeiro LP foi lançado com várias capas diferentes. Eu mesmo, tenho duas em casa...

Algum tempo atrás escrevi sobre o Jive Bunny que é um álbum de remixes criado somente em cima de músicas dos anos 50 e 60. A pegada é parecida aqui. Foram criados medleys, utilizando varias musicas com poucos segundos e, nesse caso aqui, sempre mantendo a mesma levada de bateria por trás. Uma pegada meia disco, ainda que tenham mantido os trabalhos de guitarra e as linhas vocais.

Capa da edição americana
A grande curiosidade é que eles não utilizaram as vozes originais, todos os vocais foram regravados e os caras cantavam muito bem. Fizeram as mesmas linhas, as mesmas harmonias, muitíssimo bem executadas. O repertório, em sua maioria, era de canções de rock n roll dos anos 50 e 60. O lado A, tinha somente música dos Beatles. O lado B era variado. Passando por Roy Orbison, Neil Sedaka, Little Richard, The Archies entre tantos outros. O disco é divertidíssimo. É um trabalho bem bacana para deixar rolando em festas, eventos...

A mente por trás desse trabalho era o Jaap Eggermont, um produtor holandês. Quem é ligado em rock dos anos 60, já deve ter lido sobre ele por aí, já que ele foi o primeiro baterista do Golden Earring. Exato, aquele grupo que cantava “Radar Love”. Em 1979, o músico ouviu um medley em uma loja de discos onde misturavam disco com rock n roll e daí veio a ideia de fazer algo similar.

Para conseguir um trabalho satisfatório, recorreu a músicos de estúdio para criar as linhas vocais. Daí, o motivo de ser tão bem feito. Era tudo músico profissional. As linhas vocais foram gravadas por Bas Muys, Hans Vermeulen, Okkie Huysdens, Jody Pijper, Albert West e Arnie Treffers. Além das canções conhecidas, existe uma vinheta criada para o projeto que é utilizada a cada grande mudança ocorrida. Essa vinheta foi criada por Eggermont e por um compositor chamado Martin Duiser. A letra da vinheta era original. A melodia, não. Altamente inspirada nos clássicos da musica disco. A referência de Bee Gees, fase Embalos do Sábado à Noite, por exemplo, é gritante. Mas, mesmo que você odeie esse som, não se preocupe, já que é uma vinheta, ou seja, passagens curtas.

Mesmo sabendo que a maioria dos rockers odeiam disco music, achei bacana escrever sobre o projeto por aqui, porque as composições são todas de rock e também pela qualidade do material desenvolvido. Quem for fã de Beatles, em especial, irá adorar, já que algumas vozes são bem similares. O disco fez um baita barulho na época, rendendo músicas nas rádios e lançamentos de singles. Um álbum, no mínimo, divertido. Vale dar uma checada.

Nota: 8,0 / 10,0
Status: Divertido

Faixas:
      01)   Beatles Medley
      02)   Stars On Medley
      03)   Long Tall Ernie & The Shakers Medley 1 
      04)   Long Tall Ernie & The Shakers Medley 2