quinta-feira, 19 de maio de 2016

Joe Lynn Turner – Street of Dreams: Boston 1985 (2016):



Por Davi Pascale

Joe Lynn Turner lança mais um trabalho ao vivo. Dessa vez, de uma apresentação antiga. Show bem bacana que irá agradar a todos os sobreviventes e saudosistas dos anos 80.

Sempre gostei muito do JLT. Minha lembrança mais antiga dele é assistindo ao VHS Trial by Fire: Live In Lenningrad do guitarrista sueco Yngwie J Malmsteen. Mas sua carreira vem bem antes disso. Antes de excursionar ao lado do genioso Malmsteen, o rapaz já tinha participado das bandas Fandango e Rainbow. E também já havia lançado o seu primeiro trabalho solo, Rescue You. E é exatamente o show desse disco que temos aqui.

A apresentação foi transmitida por uma rádio na época. Mais precisamente, ao programa King Biscuit Flower Hour. A série já lançou diversos álbuns ao vivo de diferentes artistas ao longo dos anos. Agora é a vez dos admiradores de Joseph Arthur Mark Linquito substituírem seus velhos bootlegs por um CD com áudio remasterizado.

O show é bem profissional e sua performance é excelente. Como disse anteriormente, sempre gostei muito do cantor. Acho o rapaz incrivelmente subestimado. Muitos não dão o devido valor ao rapaz. E o cara só pegou pedrada no caminho. Substituiu Ronnie James Dio (Black Sabbath) e Graham Bonnet (Alcatrazz) no Rainbow. Substituiu David Coverdale (Whitesnake) e Ian Gillan no Deep Purple. E sempre fez bonito. Sempre cantou no seu estilo e cantou bem.

Rara apresentação dos anos 80 chega às lojas

A apresentação, contudo, só é recomendada aos amantes dos anos 80. Em 1985, o rock liderava as paradas de rádio e a programação da MTV EUA. Sendo assim, os arranjos aqui eram mais comerciais. Aquela sonoridade bem melódica. Com vocalizações memoráveis e teclado falando alto. Bem parecido aos álbuns que gravou ao lado do grupo de Ritchie Blackmore. Sim, a fase dele era mais comercial.

O setlist era focado em Rescue You. Trouxe 8 das 11 músicas do LP. Os arranjos se mantém fieis aos originais. Ou seja, teclado falando mais alto do que tudo. Em vários momentos, mais alto do que as guitarras, inclusive. Sem muitos improvisos. Trazia também algumas pérolas dos tempos do Rainbow como “Stone Cold” e “Street of Dreams”. Curiosamente, não regravou “Can´t Happen Here”, nem “I Surrender”. Duas músicas de Difficult to Cure que seus fãs adoram.

Embora os arranjos sejam bem focados nos teclados, o guitarrista Bobby Messano se destaca em vários momentos. Entre essas, vale destacar suas performances inspiradíssimas em “Them Changes” e “Good Girl Gone Bad”. Joe Lynn Turner já era bem afinado, já tinha seu estilo definido e voz forte, porém ainda insistia em dar alguns agudos, prática que nunca foi seu forte. Além de Messano, estavam no palco; Alan Greenwood (teclados), Chuck Burgi (bateria) e Barry Dunaway (baixo).

Registrado no Paradise Rock Club em Boston, também conhecido como Paradise Theater, o álbum nos leva de volta aos tempos onde as trilhas do cigarro Hollywood lideravam as paradas de sucesso, que as bandas se apresentavam com cabelos volumosos e não tinham medo de flertarem com o pop. Nostálgico!

Nota: 9,0 / 10,0
Status: Nostálgico

Faixas:
      01)   I Found Love
      02)   Losing You
      03)   Soul Searcher
      04)   Young Hearts
      05)   Endlessly
      06)   Rescue You
      07)   Stone Cold
      08)   Street of Dreams
      09)   Feel The Fire
      10)   Guitar Solo / Good Girls Gone Bad  
      11)   Get Tough
      12)   On The Run 
      13)   Them Changes