terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Duff McKagan – É Tão Fácil (E Outras Mentiras) (2012):



Por Davi Pascale

Duff McKagan fez tudo aquilo que imaginamos quando idealizamos a vida de um astro do rock. Ganhou dinheiro, perdeu dinheiro. Teve experiências com drogas, bebidas e garotas ao extremo. E, como se não bastasse, esteve envolvido em duas bandas de sucesso. E tudo está devidamente registrado em sua auto-biografia.

A primeira banda que me refiro, como não poderia deixar de ser, é o Guns n Roses. Um dos últimos grupos a atingirem o status de ícone dentro do rock n roll e um dos últimos a causar realmente um impacto na juventude. Com o sucesso, vieram os problemas. A grana foi colocado acima da amizade. O que era uma diversão, tornou-se um negócio, e logicamente a situação se complicou.

Quem conhece o Guns n´ Roses, conhece algumas de suas características. Além de um grupo de hard rock ultra-competente, tinham um vocalista egocêntrico por trás. Ninguém sabia se e/ou como terminaria uma apresentação do Guns. Brigas começaram a aparecer por conta de grana. O nome tornou-se uma marca. A rotina na estrada fez com que o consumo de álcool e drogas ficasse cada vez maior. O final não poderia ser diferente. O quinteto não resistiu. Não, ao menos, como seus fãs gostariam. Foram saindo um a um, até restar somente Axl.

Duff comenta todas as histórias de bastidores. O que levou cada um a sair. Sua reação em relação aos acidentes ocorridos durante os shows do grupo. O seu segredo para conseguir aguentar o tranco noite após noite. 3 horas esperando seu parceiro de banda. E depois, mais 3 horas tocando. A contratação da Geffen. Os shows nos pubs de Los Angeles. Os shows nas grandes arenas.

Baixista do Guns n´ Roses revela segredos da banda em sua auto-biografia

Quem imagina que sua carreira resume-se ao Guns, engana-se. O cara deu a volta por cima com outro grupo de sucesso: o Velvet Revolver. Aqui, nos conta como o projeto passou de uma brincadeira para um grupo sério. Dos problemas que passou com Scott Weiland. Como vocês já devem imaginar, mais uma vez: drogas, álcool e grana.

Nos conta como fez para se livrar do álcool e das drogas. O problema grave de saúde que isso lhe trouxe. Sobre seus novos vícios. Seus novos hobbys. Seus novos amigos. Seus casamentos e o nascimento de seus filhos. Seu retorno à universidade. Seu trabalho enquanto escritor. Seus encontros com outros músicos (dentro e fora dos palcos).

Explica o porque resolveu permitir que utilizassem seu nome na marca de cerveja de um famoso desenho animado e por qual razão abomina o termo rockstar. Está tudo aqui devidamente registrado. O lado bom e o lado ruim de viver o estilo de vida rock n roll. Leitura obrigatória.