quarta-feira, 25 de março de 2015

Rock In Rio: O que esperar com as novas atrações confirmadas?

Por Rafael Menegueti

Ontem os organizadores do Rock In Rio surpreenderam com o anuncio de vários nomes que farão parte da escalação do Palco Sunset, menor do que o palco principal (Mundo) e onde os shows acontecem durante o dia. Apenas uma atração que deverá se apresentar nesse palco ainda não foi anunciada, e, a julgar pelos nomes que foram divulgados ontem, o Sunset vai ficar pequeno pra tanto artista bom.

É fato que alguns nomes são grandes demais para fazerem suas apresentações no espaço secundário. O caso mais claro é o do Korn, mas também incluo nesse barco bandas como Angra, Deftones e Nightwish. Ainda mais se pensarmos que bandas nem tão consagradas ainda, como o duo britânico Royal Blood, estarão no Palco Mundo. No entanto, não vejo isso como um grande problema.

Korn: não seria a banda grande demais pro palco sunset?
Mas vamos ao que interessa, o que realmente tem de bom nessa lista. Começando pelo primeiro dia, 18 de setembro, vai ser bacana ver o Ira! novamente em ação (mesmo que apenas com Edgar Scandurra e Nasi da formação original). O grupo terá participação especial do rapper Rappin Hood e de Tony Tornado, o que promete ser curioso. No mesmo dia teremos a homenagem à Cassia Eller, e esperamos que ela seja digna, assim como o show especial de comemoração dos 30 anos de festival, no Palco Mundo.

No primeiro dia dedicado ao metal, a escalação do Sunset será de respeito. Noturnall terá a companhia de Michal Kiske para abrir o dia. O Angra terá Dee Snider (Twisted Sisters) e Doro Pesch como convidados especiais. A primeira atração gringa será o Ministry, acompanhado do vocalista do Fear Factory, Burton C. Bell. E o Korn encerrará a noite do palco secundário, sendo provavelmente uma das maiores atrações dele nessa edição. É bem provável que haja pouco espaço pra muita gente querendo vê-los.

Halestorm promete ser um dos melhores shows do palco secundário
Em outra das noites dedicadas ao rock, no dia 24 de setembro, duas boas revelações do heavy metal paulista dividirão o palco: Project 46 e John Wayne (se você não sabe, trata-se de uma banda que leva o nome do famoso ator). O Halestorm vem em seguida e já adianto que deverá ser um dos melhores shows do dia. Um pouco mais pesado será o Lamb of God, excelente banda da nova geração americana (apesar de já ter mais de 20 anos de estrada) e que também promete quebrar tudo. O Deftones, banda consagrada do metal alternativo californiano, promete arrastar bom publico quando encerrar o dia antes das atrações do Palco Mundo.

Uma atração que ainda me parece confusa inicia o dia 25. Heavy Metal All Stars + André Abujamra + André Morais + Constantine Maroulis tocando trilhas de filmes de terror e sucessos do metal. Não consigo imaginar isso em execução, mas irei querer ver. Menos confuso será a apresentação dos portugueses do Moonspell com participação de Derrick green do Sepultura. O Nightwish já era apontado como atração desde setembro do ano passado, mas só agora veio a confirmação, e com o baterista original Jukka Nevalainen, que está dando um tempo da banda atualmente por motivos de saúde. Por fim, o dia no Sunset será encerrado com a apresentação de Steve Vai com a orquestra Camerata Florianópolis. Sem falar que no penúltimo dia (26) ainda teremos o tremendão Erasmo Carlos com o Ultraje a Rigor e o Brothers of Brazil.


Steve Vai com orquestra também estará no Palco Sunset
Restam apenas algumas atrações a serem confirmadas agora no festival. No entanto, todas elas são em dias mais voltados ao pop e outros estilos. O que o Rock In Rio terá de “rock” já está praticamente finalizado, talvez o terceiro dia, em que apenas Rod Stewart está confirmado no palco mundo traga alguma coisa diferente. Mas, definitivamente, essa edição será histórica. E você? Gostou das atrações ou acha que faltou alguma?