domingo, 22 de maio de 2016

Bret Michaels – Country Demos (2000):





Por Davi Pascale

Bret Michaels sempre foi conhecido por ser a voz do Poison, um dos grupos que lideraram a cena do hair metal nos anos 80. Entretanto, o rapaz já se aventurou fora da banda algumas vezes. Tanto em filmes, quanto em discos. Um dos mais curiosos é esse EP, lançado em 2000 de maneira independente.

O material apresentado aqui era algo que o rapaz havia criado como uma espécie de desafio para si próprio. As gravações ocorreram em 1995, época em que estava morando em Nashville. Cidade dos Estados Unidos, muito famosa por sua relação com a country music. O músico decidiu criar esse material sem intenção de que ele fosse às lojas. Era apenas uma satisfação pessoal. Uma experiência. Sempre foi fã do gênero e quis fazer uma brincadeira para ver como se sairia escrevendo algo do gênero.

Só que em 2000, o mundo vivia uma realidade bem diferente da de 1995. Com a popularização da internet, muitos discos começaram a ser pirateados, muito material engavetado começou à vir à tona de maneira ilegal. Esse foi um deles. As músicas começaram a ser pirateadas. Começaram a fabricar bootlegs prensados, inclusive. Notando o interesse dos seus fãs no material, o cantor resolveu fazer uma prensagem oficial limitada e vendê-lo no seu site como uma espécie de item de colecionador.

São apenas 6 músicas. 3 baladas e 3 mais para cima. “Future Ex-Wife”, responsável por abrir o CD é mais country de todas com Bret cantando com sotaque interiorano, guitarra com slide, uma pegada meia sallloon. “Hot Dang Mama” e “Like I Do, I Do” já têm uma pegada mais country-rock. O slide continua marcando presença forte em Hot Dang. A agitada Like I Do traz até violino no arranjo, mas ambas contam com uma levada mais roqueira por trás. Não estranharia se algum grupo de souhtern rock, tipo Lynyrd Skynyrd, resolvesse gravar essas faixas.

Disco não foi planejado para ir às lojas

As demais canções são baladas. Baladas não no sentido de bate estaca, no sentido de músicas românticas mesmo. Os músicos que participaram dessas gravações sempre foi um mistério. Há muito tempo questiona-se quem seja a voz feminina que faz o dueto em “The One You Get”. Música que os críticos que resenharam o material na época massacram por contar com uma sonoridade mais FM. Cada dia que se passa, ganha mais força a informação de que a tal voz seria da cultuadíssima Stevie Nicks (Fleetwood Mac). E as chances são fortes. Bret já escreveu musica para ela e Stevie já participou de outro disco do músico.

Ainda que fossem um grupo de hard rock, o Poison nunca escondeu sua admiração por gêneros como country. Algo que era perceptível em algumas de suas baladas. Por alguma razão, provavelmente a linha vocal, “Play One For Me” nos remete um pouco ao conjunto. “The Othe Side Of Me” já é um pouco mais distante do que faziam, mas também não é algo tão assustador.

Country Demos é um trabalho bem bacana. As músicas são boas. O trabalho vocal está bacana. Seu estilo de cantar casou bem com o gênero. Por se tratar de demos, de material inacabado, obviamente a qualidade de gravação não é animal. De todo modo, é um trabalho que merece ser conferido pelos fãs do cantor.

Nota: 8,0 / 10,0
Status: Ótimas musicas

Faixas:
      01)   Future  Ex-Wife 
      02)   Hot Dang Mama
      03)   The Other Side Of Me
      04)   The One You Get
      05)   Like I Do, I Do  
      06)   Play One For Me