quarta-feira, 26 de julho de 2017

Ira! – Teatro Paulo Machado (22/07/2017):



Por Davi Pascale
Fotos: Davi Pascale

Já tem um tempo que a dupla Edgard Scandurra e Nasi voltaram a usar a marca Ira! e um dos projetos que eles apresentaram nesse meio tempo foi justamente o show Ira! Folk que passou por São Caetano no último fim-de-semana.

Em uma entrevista polêmica, o músico Lobão disparou alguns anos atrás que o artista só deveria retornar à ativa se ainda tivesse algo a dizer. Vamos ver como será o futuro desses pobres paulistas. Ao que tudo indica, o próximo lançamento da banda será justamente um DVD dessa tour, realizado em parceria com o Canal Brasil, uma das casas de Nasi. Pelo visto, demorará um tempinho ainda para sabermos o que eles têm a dizer.

Um ponto é fato. As músicas que escreveram em outras décadas sobreviveram bem ao tempo. Não foram poucos os momentos que o teatro cantou uníssono as letras de velhos hits, nem que estenderam para cima seus telefones celulares. Situação que rendeu até uma piada de Nasi. “É fácil saber quais as preferidas de vocês. É só ver o numero de luzes vindo da plateia. Tem horas que parece até um show do Rolling Stones”. A plateia ria junto com os músicos.

Como já deu para sacar, o espetáculo apresentado no ultimo fim-de-semana não teve ar de novidade. E sim, de celebração. Em um formato enxuto, os dois ícones dos anos 80 relembraram algumas músicas que embalaram sua trajetória. Desde o início com “Mudança de Comportamento” e “Dias de Luta” até a despedida ao som de “Núcleo Base”, o público ia abaixo quando as canções de seus primeiros discos eram executadas.


Contando com a participação de Daniel Scandurra no contrabaixo, a dupla se demonstrava bem a vontade na execução dos arranjos. Não tão à vontade com os gritos da multidão. Nasi ficava sem graça com os galanteios vindos de uma voz feminina da plateia e chegou a pedir para que um rapaz parasse de ficar gritando o nome das musicas. “Para de entregar o setlist, por favor”.

Ainda que tenham conseguido melhor reação do publico nos hits, os músicos não se esqueceram de incluir algumas surpresas. Honestamente, não esperava ouvir “Perigo” do pesado Música Calma Para Pessoas Nervosas em um show como este. Outra canção inesperada, de minha parte, foi a execução de “Telefone”, hit da Gang 90.

Agora... O grande destaque da noite foram mesmo os violões de Edgard Scandurra. Muitas vezes apontado pela crítica especializada com um dos grandes guitarristas do rock brasileiro, o rapaz fez jus à fama e entregou arranjos muito bem elaborados e muito bem executados. Nasi também demonstrou estar em um bom momento. Entregando um trabalho vocal próximo ao que realiza nos álbuns de estúdio, o músico subiu ao palco com o visual de seu DVD Egbe, e demonstrou estar com um pique muito maior do que apresentou no show que realizaram no Sesc Santo Andre, realizado pouco tempo após o retorno.

“Flores em Você”, “Tarde Vazia”, “Envelheço na Cidade”, “Tolices”, “Girassol”, “Eu Quero Sempre Mais” e “Bebendo Vinho” levantaram o teatro e colocou todo mundo para cantar. “15 Anos”, “Receita Para Se Fazer Um Herói” e “Rubro Zorro” animaram os fãs mais fieis, que aqui na região do ABC não são poucos. O público do ABC sempre teve um carinho especial pelo trabalho do Ira! e os músicos souberam retribuir essa admiração com uma apresentação bem competente. Falta ver como se sairão quando resolverem entrar em estúdio para registrar novas canções. O tempo dirá!