quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Pearl Jam: Live At The Showbox DVD (2003)



Por Davi Pascale

Hoje venho com uma dica bem legal. Item de colecionador mesmo. Trata-se de um DVD do Pearl Jam que, embora seja um lançamento oficial, não chegou a ir para as lojas, tendo sua venda restrita no site oficial da banda. Live at the Showbox foi lançado em 7 de Maio de 2003 pelo selo Ten Club. O show foi gravado em 12 de Dezembro de 2002 em um pequeno clube de Seattle chamado Showbox. Com um ar bem intimista, o grupo mostra em primeira mão várias canções de seu então novo álbum “Riot Act”, alguns lados B´s e alguns poucos hits.

Antes de iniciarem a primeira canção da noite, “The Elderly Woman Behind The Courtain In a Small Town”, Eddie Vedder canta o refrão de “Time Is On My Side” dos Rolling Stones a capella. Não demora muito para que todo o clube comece a cantar junto. Era um modo de dizer que eles estavam ali para se divertirem, curtirem alguns ótimos momentos. O show começa bem calmo com 4 baladas, sendo que “Thumbing My Way” era executada pela primeira vez na história do conjunto. Mas das quatro canções escolhidas, minha preferida é “Thin Air” que conta uma interpretação bem inspirada de Vedder.

É somente na quinta música, “Breakerfall”, que o lado mais rock n roll do grupo aparece. E é justamente esse tipo de atitude que faz a aquisição desse material interessante para seus fãs. O que temos aqui não é mais um show dos sobreviventes do grunge interpretando seus números clássicos para uma platéia gigantesca. É exatamente o contrario. O show é gravado em um local bem pequeno e contava com amigos e fãs mais fanáticos. O set não é predominado por hits. Para falar a verdade, esse é um dos poucos shows do Pearl Jam que conheço onde eles não executam nenhuma musica de seu álbum de estréia. Ou seja, é um show atípico. E por isso mesmo, torna-se um item necessário na coleção de seus fãs.

Show apresenta setlist diferenciado

Isso acontecia justamente porque essa não era uma apresentação da turnê do disco. É o que os artistas gostam de chamar de Warm Up. É mais ou menos como um teste. Muitos grandes artistas fazem isso antes de entrar em uma turnê. Com isso, podem testar canções lado B e ver qual delas traz melhor reação do publico, podem descobrir qual é a canção de seu novo disco que os fãs mais curtiram e até testar aquela musica que você tinha duvida se ela realmente funcionaria ao vivo. A partir desses resultados, elaboram o set definitivo de seus shows.

Essa era a segunda apresentação que eles faziam na casa e a ultima de uma serie de 4 shows que realizaram como um aquecimento da turnê. Entretanto, engana-se quem acredita que a apresentação é fria. É claro que esse vídeo não é recomendado para iniciantes e nem para aquele cara que quer ter um único registro do grupo. Mas quem é fã de carteirinha, irá delirar com o material que traz vários momentos marcantes.

O primeiro deles ocorre durante a execução de “Daughter”. No final da canção, Eddie Vedder faz sua primeira crítica contra à política dos Estados Unidos ao citar “War” de Edwin Starr junto com uma platéia extasiada. O cantor gritava com raiva “War! What´s Good Far? No More! No More!”. (“Guerras! Para que elas servem? Chega! Chega!”). Para quem não se lembra, o então presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, havia lançado uma guerra contra ao terrorismo por conta dos atentados do 11 de Setembro, autorizando uma invasão no Afeganistão e no Iraque. Tal atitude dividiu opiniões entre os norte-americanos.

Antes de “Rearviewmirror”, o cantor lançou mais uma ao declarar: “Desculpe-me se ofendi meus amigos militares, mas eu realmente não acredito em guerras. O que precisamos nesse momento é de esperança, por mais difícil que seja. Somente a esperança pode acabar com a guerra”. Outro momento marcante foi a volta ao primeiro bis com “Bush Leaguer”, uma critica ao governo de George W. Bush. Apesar da letra, o mais marcante foi a volta de Eddie Vedder ao palco trajando uma mascara com o rosto do presidente, ironizando o mesmo. Esse número ocorreria com freqüência na turnê dos rapazes no ano seguinte.

Vídeo é marcado por críticas ao governo Bush

Essas atitudes não deixam de ser corajosas. Basta lembrar que o grupo country Dixie Chics teve suas musicas proibidas de serem veiculadas na radio e apresentações canceladas porque disseram em um programa de TV que não concordavam com essa guerra. Na apresentação que o Pearl Jam realizou em Denver nessa época, muitos fãs abandonaram o local depois de ver o vocalista atravessar a mascara de Bush no microfone. Essa cena também está presente nesse vídeo.

Na época de seu lançamento, esse era o primeiro DVD que os rapazes lançavam com uma apresentação na integra. Somente em 2004, um ano e meio depois, é que eles colocariam nas lojas o DVD duplo “Live At The Garden”, já bem conhecido entre os fãs.

O set fecha com um cover do The Sonics, “I Don´t Believe In Christmas”. Tenho certeza que essa atitude também incomodou muitos conservadores. Afinal, eles estavam há menos de 15 dias do Natal. Como faz falta uma banda com a atitude do Pearl Jam no Brasil...

Tracklist:

01) Small Town
02) Off He Goes
03) Thumbing My Way
04) Thian Air
05) Breakerfall
06) Green Disease
07) Courduroy
08) Save You
09) Ghost
10) Cropduster
11) I Am Mine
12) Love Boat Captain
13) God´s Dice
14) Half Full
15) Daughter
16) You Are
17) Rearviewmirror
18) Bushleaguer
19) Insignificance
20) Betterman
21) Do The Evolution
22) Yellow Ledbetter
23) Soon Forget
24) Don´t Believe In Christmas