sábado, 13 de setembro de 2014

Crucified Barbara - In The Red (2014)

Por Rafael Menegueti

Crucified Barbara - In The Red
A banda sueca de hard rock Crucified Barbara acaba de lançar seu quarto disco de estúdio, “In the Red”, e definitivamente abre mão de uma aparência descompromissada, de um rock feito apenas para a diversão. Mais maduras e calejadas pelos anos de estrada e muito rock, a banda está afiadíssima e perigosa, e quer mostrar que pode fazer muito mais do que vinha mostrando até então.

“In The Red” é mais do que uma mostra dessa intensão. Esse pode se considerado o melhor trabalho das garotas até agora. Letras fortes, melodias cheias de groove e melodia, e vocais cada vez mais impactantes fazem parte da formula desse novo disco. Abrindo com “Sell My Kids to Rock ´N Roll”, faixa que só podia ser bem enérgica, a julgar pelo nome, e não decepciona. “To Kill A Man”, primeiro single desse CD, é um manifesto claro contra o sexismo e o medo que ele provoca nas mulheres em todo o mundo, e funciona bem como um hino feminista moderno.

“Electric Sky” é uma faixa carregada por uma levada de guitarra bem ao estilo Angus Young. Uma clássica faixa de hard rock bem trabalhada. O groove e a melodia vão ganhando ainda mais força em “The Ghost Inside” e na sequencia em “Don´t Call On Me”, que rapidamente ganham o ouvinte. A faixa titulo já é mais agressiva, e se destacam os vocais de Mia Coldheart que se impõem no refrão mais explosivo, além dos solos e riffs de Klara Force e das porradas de Nicki Wicked na bateria. “Lunatic #1” tem mais a cara de um trabalho antigo do grupo, com guitarras dissonantes e agudas criando a melodia. “Shadows” é mais veloz e possui um excelente refrão.

As garotas do Crucified Barbara estão ainda mais maduras no novo CD
O disco vai se aproximando do final tão naturalmente que você nem percebe quando aele já está chegando ao fim. A banda parece não perder a pegada nem diminuir o ritmo em nenhum momento. “Finders Keepers” é bem nesse estilo, forte e impositiva do inicio ao fim. “Do You Want Me” e “Follow the Stream” encerram o disco com chave de ouro e muita pegada.

Ao todo, nesse novo trabalho podemos reparar como a banda se preocupa com uma produção old school, com riffs fortes de guitarra, bateria que dita o ritmo, aliados a linhas de baixo que direcionam as músicas, complementadas pelos vocais repletos de atitude e peso de Mia. “In The Red” é de fato o que a banda prometia: uma sonora evolução e amadurecimento na proposta da banda, que, além de fazer rock puro e sem rodeios, ainda consegue fugir de qualquer possibilidade de parecer fraco ou querer se fazer valer da característica de ser deito por mulheres. A banda mais uma vez acerta em cheio em simplesmente não se importar com isso e nem com que outros possam pensar, o que torna o disco natural e um excelente exemplo de rock pra todos os gostos.

Nota: 10/10

Status: surpreendente

Faixas:

1. I Sell My Kids For Rock’N’Roll
2. To Kill A Man
3. Electric Sky
4. The Ghost Inside
5. Don’t Call On Me
6. In The Red
7. Lunatic #1
8. Shadows
9. Finders Keepers
10. Do You Want Me
11. Follow The Stream