sábado, 18 de julho de 2015

Rolling Stones – Sticky Fingers Deluxe Edition (2015):





Por Davi Pascale

Álbum clássico do Rolling Stones retorna ao mercado acrescido de bônus e remasterizado. Realizado em um período de dificuldades, disco vence a prova do tempo e está entre os favoritos dos fãs. Audição essencial!

Os êxitos atingidos pelo grupo de Jagger/Richards são invejáveis. Dificilmente, veremos um outro grupo atingir o que esses caras atingiram e durar tanto tempo nos palcos. Surgidos durante a British Invasion (movimento de rock dos anos 60 que revelou, entre outros, Beatles, The Who e The Animals), não apenas venceram a prova do tempo, como driblaram inúmeras dificuldades. Esse disco foi uma verdadeira prova de fogo para os músicos.

Lançado originalmente em 1971, os rapazes atravessavam um momento delicado. Esse era seu primeiro álbum de inéditas desde Let It Bleed (1969), onde Mick Taylor havia tocado apenas 2 faixas. Sendo assim, essa é meio que sua estreia na banda. O rapaz substituía o cultuado Brian Jones, que havia sido encontrado morto, pouquíssimo tempo após ter sido mandado embora do grupo. Esse também era o primeiro trabalho lançado fora da parceria da Decca e o primeiro após a tragédia do Altamont, onde a equipe do Hells Angels, contratados para a segurança do local, matou uma pessoa da plateia à facadas. (A cena aparece no documentário Gimme Shelter). Esse evento e os crimes cometidos pelo maníaco Charles Manson são considerados por muitos como os principais fatores para o fim do movimento hippie.

Capa da edição espanhola

A capa é icônica. Até hoje é um mistério quem era o modelo fotografado na capa do disco. Idealizado pelo ícone da pop art, Andy Warhol, a imagem foi fotografada por Billy Name. O rapaz era bem próximo de Warhol e existe até quem o acuse de ter vivido um romance com Andy. A capa original trazia um zíper de verdade, que se movimentava para cima e para baixo. Na Espanha, essa foto foi censurada e o LP foi lançado no país com outra imagem, conhecida como can of fingers. Na edição espanhola, a canção “Sister Morphine” foi censurada e substituída por uma versão ao vivo de “Let it Rock”. Como o nome entrega, a canção falava sobre drogas. Dizem que Mick Jagger se inspirou em uma overdose sofrida por sua até-então namorada, e também cantora, Marianne Faithfull para escrever a letra.

Os músicos se utilizaram de diversas referencias. Os Stones sempre tiveram uma forte influência de blues em seu trabalho, especialmente nos primeiros discos. Aqui, essa pegada aparece com força em “You Gotta Move” e “I Got The Blues”. O clássico “Dead Flowers” explora a influência do country, enquanto “Can You Hear Me Knockin” tem ar de jam. No final da faixa, tem uma levada meia Santana, inclusive. Muito bacana! A sonoridade festiva marca presença nos clássicos “Brown Sugar” e “Bitch”. Ainda sobra espaço para a tão esperada balada. Aqui, responsável por encerrar o álbum, “Moonlight Drive”. Disco praticamente perfeito. Agora, quais são as novidades dessa edição?

Primeiro álbum gravado com o guitarrista Mick Taylor

Essa nova versão, que já chegou às lojas brasileiras, é dupla. O segundo CD conta com 5 músicas ao vivo, registradas na turnê do disco, e 5 músicas com takes diferentes. Infelizmente, “Let It Rock” ficou de fora. Quem quiser conhecer essa faixa terá que recorrer à coletânea Rarities 1971-2003. Os grandes destaques aqui ficam por conta da versão de “Dead Flowers” com uma pegada mais folk, o arranjo acústico de “Wild Horses”, além da histórica gravação de “Brown Sugar” com a participação especial de Eric Clapton na guitarra slide. Os fãs mais antigos já tinham lido sobre essa participação. Keith Richards chegou, inclusive, a considerar utilizar esse take na ocasião. Não sei se por já estar acostumado, ou pelo som xoxo da bateria, mas mesmo sendo um grande fã de Clapton, ainda prefiro a versão clássica. Mesmo assim, foi interessantíssimo ter a oportunidade de ouvir essa mixagem.

Quem já tem, vale a pena pegar pelos bônus e pelo encarte caprichado. Quem não tem, chegou o momento de adquirir. Disco essencial para quem curte o bom e velho rock n´ roll!

Nota: 10,0/10,0
Status: Clássico

Faixas:
CD 1:
      01)   Brown Sugar
      02)   Sway
      03)   Wild Horses
      04)   Can´t You Hear Me Knocking
      05)   You Gotta Move
      06)   Bitch
      07)   I Got The Blues
      08)   Sister Morphine
      09)   Dead Flowers
      10)   Moonlight Mile

CD 2:
      01)   Brown Sugar (With Eric Clapton)
      02)   Wild Horses (Acoustic)
      03)   Can´t Your Hear Me Knocking (Alternate Version)
      04)   Bitch (Extended Version)
      05)   Dead  Flowers (Alternate Version)
      06)   Live With Me*
      07)   Stray Cat Blues*
      08)   Love In Vain*
      09)   Midnight Rambler*
      10)   Honky Tonk Women*
*Live At The Roundhouse, 1971