terça-feira, 5 de julho de 2016

Julian Lennon – Everything Changes (2013):



Por Davi Pascale

Depois de 13 anos afastado do estúdio, Julian Lennon lança novo álbum. Trabalho é consistente, mas bem calmo.

Não parece, mas já tem mais de uma década que seu mais recente álbum, (o ótimo) Photograph Smile, chegou às lojas. E já tem perto de três décadas que canções como “Valotte” e “Too Late For Goodbyes” tocavam nas FM´s brasileiras. É, meus amigos, o tempo voa...

Everything Changes foi feito com bastante calma.  Levou 5 anos para o álbum ser finalizado. Originalmente, o disco foi lançado em 2011 e relançado em 2013 com duas faixas a mais. Onde, em uma delas, trazia um convidado para lá de especial.

Existe uma certa similaridade com seu álbum anterior. Que são as baladas midtempo com forte influência beatle. Inclusive, seu trabalho vocal lembra, muitas vezes, o de John Lennon. O mais bacana de tudo é que não é algo forçado. É natural. Não nos esqueçamos. Ele é filho do homem... Agora, por outro lado, Everything Changes não tem aquelas musicas mais para cima, como ocorria em “How Many Times” ou “I Don´t Wanna Know”.

De uns tempos para cá, o outro filho de Lennon, o Sean, parece ter recebido um pouco mais de atenção por parte da imprensa especializada. Uma pena. Não que eu tenha nada contra o garoto, mas sempre achei Julian infinitamente mais talentoso.

A sonoridade do novo trabalho é bem calma, repleta de pianos, orquestrações. “Lookin´ 4 Luv” é a primeira a se destacar. A balada que todo artista da british pop sempre sonhou em fazer. Sem exagero. Os fãs de Beatles irão às lágrimas com “Invisible”. Tanto o instrumental, quanto as harmonias vocais nos remetem muito aos 4 rapazes de Liverpool.

Embora seja um álbum focado nas melodias, há alguma aproximação com a música moderna ao inserir algumas programações costurando as canções. Nada que descaracterize seu som ou que transforme em musica de discoteca. Longe disso! Mas em faixas como “Touch The Sky”, Just For You” ou até mesmo na faixa-título, podemos sacar uma intenção de adaptar seu som aos dias atuais.

“Disconnected” traz a presença de citaras. Segundo Julian, uma influencia do Led Zeppelin. Outro momento curioso é a participação de Steven Tyler na faixa “Someday”.  A participação é sutil, mas se ouvirmos com atenção, conseguimos ouvir a voz do líder do Aerosmith. Curiosamente, a letra inicia com a frase “How does it feel to be one of the beautiful people”. A mesma frase que inicia “Baby You´re a Rich Man”. Não chega a ser uma canção de rock, mas é uma das mais agitadas do CD.

Embora a relação com seu pai tenha sido meia conturbada, o cantor parece não ter tanto ódio quanto as pessoas imaginam. “Beautiful” foi escrita em homenagem ao John. Aqui, canta: “You gave Your Life For Love / You gave You Life For Me / The Feelings Still Remains / Though You´re On a Different Plane / Your World Is Full of Angels / You´ve become one” (Voce entregou sua vida ao amor / Voce entregou sua vida à mim/ O sentimento permanece / Ainda que esteja em outro plano / Seu mundo é rodeado de anjos / E você se tornou um deles). É, parece que ele superou os traumas do passado...

Julian com certeza agradará aos fãs de longa data. Especialmente, aqueles que curtem álbuns como Help Yourself ou Photograph Smile. Se você nunca ouviu nada dele, comece pelo Valotte e depois escute seu álbum de 1998. Mas não deixe de dar uma escutada nesse novo álbum. Trabalho lindíssimo...

Nota: 8,0 / 10,0
Status: Calmo e bem construído

Faixas:
      01)  Everything Changes
      02)   Someday
      03)   Lookin´ 4 Luv
      04)   Hold On
      05)   Touch the Sky
      06)   Invisible
      07)   Just For You
      08)   Always
      09)   Disconnected
      10)   Never Let You Go
      11)   Guess It Was Me
      12)   In Between
      13)   Don´t Wake Me Up 
      14)   Beautiful