segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Beatles – 1 (2015):



Por Davi Pascale

Finalmente chega ao mercado um DVD com os clipes dos Beatles. Lançamento conta com ótima qualidade de imagem e foi lançado no Brasil em diferentes formatos (CD, CD+DVD, CD+2DVD, Blu-ray). Essencial!

Em 2000, trinta anos após os Beatles lançarem o seu último álbum (o polêmico Let It Be), chegava ao mercado uma nova coletânea dos 4 rapazes mais famosos de Liverpool, intitulada apenas 1. Como o nome entregava, tratava-se das canções que chegaram ao primeiro lugar das paradas. No final de 2015, o disco retornou às lojas acompanhado de um tão esperado DVD.

Sim, os fãs de carteirinha já conhecem o material daqui e, muito possivelmente, já possuem através de compilações piratas. Isso, contudo, não desmerece o material. Pelo contrário, finalmente poderemos ver aqueles famosos clipes com a qualidade de gravação que sempre sonhamos. Alguns desses clipes eram possíveis serem encontrados com boa qualidade de gravação, já outros...

Mesmo quem não é beatlemaníaco conhece, ao menos, uma parte do que está aqui. Alguns clipes entraram no Anthology, muitos outros foram exibidos em especiais de TV no decorrer dos anos. Não é possível que alguém que se intitule fã de Beatles nunca tenha assistido ao clip de “I Feel Fine” com o Ringo correndo na bicicletinha, de “Help” com Ringo Starr (sem dúvidas, o beatle mais brincalhão) segurando o guarda-chuva ou dos rapazes tocando “Don´t Let Me Down” no topo do edifício.

Nos anos 60, a ideia de clipe não era algo tão corriqueiro. O formato começou a ser mais trabalhado nos anos 70, quando os grupos começaram a explorar mais a questão visual e atingiu o ápice de popularidade nos anos 80 com a chegada da MTV. Não existia, até então, aquela enorme necessidade de se ter um vídeo à toda custa para divulgar um disco. Portanto, não estranhe em se deparar com canções ao vivo aqui. Algumas vezes extraídas de programas de TV, inclusive. Ou de imagens extraídas dos longa-metragens do grupo. Caso de “Eleanor Rigby”, extraído da animação Yellow Submarine.

DVD traz compilação de clipes

O primeiro DVD segue exatamente o setlist da coletânea. Algumas músicas não possuíam promos, portanto foram criados alguns para o projeto. Caso de “Eight Days a Week”, com imagens criadas a partir do histórico concerto no Shea Stadium. Curiosamente, eles não tocaram essa música no show. Outros, são os clipes clássicos, como é o caso de “Penny Lane” ou “The Ballad of John and Yoko”.

O segundo é um complemento desse material. Ou seja, versões alternativas dos clipes oficiais e mais apresentações em programas de TV. Foram incluídos também os clipes criados para divulgarem os discos póstumos dos Beatles. Bacana! Outro atrativo muito interessante é o livro que acompanha o pacote, onde é comentado faixa-a-faixa. O CD é a exatamente a mesma coletânea que havia sido lançada em 2000. 

Infelizmente, não estão aqui todos os vídeos do grupo. Alguns ficaram de fora como o clipe de “This Boy” filmado no mesmo cenário de “I Wanna Hold Your Hand”. Também não se fazem presentes os clipes de “Help” na versão do filme (com os dardos) ou o clipe de “Revolution” (a versão do disco 2 não é a oficial). “Rain” e “Paperback Writer” também existem mais algumas versões, além das apresentadas. Uma que gostaria de ter visto no pacote e acabou não entrando é o vídeo de “Some Other Guy” gravado no Cavern Club.

Como podem ver, há material de sobra para um segundo volume. Mesmo assim, o vídeo é essencial na coleção de qualquer fã que se preze. Sem dúvidas, o melhor lançamento em vídeo desde a série Anthology. Agora é esperar o lançamento oficial do polêmico filme Let It Be. Promessas e boatos não faltam...

Nota: 10,0 / 10,0
Status: Essencial

Faixas
DVD 1/CD:
      01)   Love Me Do
      02)   From Me To You
      03)   She Love You
      04)   I Want to Hold Your Hand
      05)   Can´t Buy Me Love
      06)   A Hard Day´s Night
      07)   I Feel Fine
      08)   Eight Days a Week
      09)   Ticket to Ride
      10)   Help!
      11)   Yesterday
      12)   Day Tripper
      13)   We Can Work It Out
      14)   Paperback Writer
      15)   Yellow Submarine
      16)   Eleanor Rigby
      17)   Penny Lane
      18)   All You Need Is Love
      19)   Hello, Goodbye
      20)   Lady Madona
      21)   Hey Jude
      22)   Get Back
      23)   The Ballad of John & Yoko
      24)   Something
      25)   Come Together
      26)   Let It Be
      27)   The Long And Winding Road

DVD 2:
      01)   Twist and Shout
      02)   Baby It´s You
      03)   Words of Love
      04)   Please Please Me
      05)   I Feel Fine
      06)   Day Tripper
      07)   Day Tripper
      08)   We Can Work It Out
      09)   Paperback Writer
      10)   Rain
      11)   Rain
      12)   Strawberry Fields Forever
      13)   Within You Without You / Tomorrow Never Knows
      14)   A Day In The Life
      15)   Hello, Goodbye
      16)   Hello, Goodbye
      17)   Hey Bulldog
      18)   Hey Jude
      19)   Revolution
      20)   Get Back
      21)   Don´t Let Me Down
      22)   Free As a Bird 
      23)   Real Love