quinta-feira, 9 de março de 2017

ZZ Top – Live! Greatest Hits From Around The World (2016):



Por Davi Pascale

Trio texano lança álbum ao vivo compilando seus maiores sucessos. Para criação do material, músicos recorreram à diferentes performances e resgataram participação de cultuado guitarrista.

Por alguma razão, esse álbum está sendo divulgado como o primeiro disco ao vivo do trio formado por Billy Gibbons, Dusty Hill e Frank Beard. Juro que me  lembro de ter um trabalho ao vivo, duplo, que atende pelo nome de Live From Texas e que teve, inclusive, prensagem aqui no Brasil. Que doideira!

O disco é exatamente o que o título diz. Suas músicas mais conhecidas, registradas em diferentes cantos do mundo. O mais bacana de tudo, é reparar que os shows de São Paulo foram lembrados. E com uma musica que é clássico total, “Legs”. Demais!

A única coisa que me desanima um pouquinho é o fato de várias musicas estarem com fade-out e de grande parte dos diálogos terem sido limados, acho que acaba tirando um pouquinho o lado humano do show. Tem muita gente dizendo que esse disco não tem overdubs. Se isso for verdade, fico felicíssimo, mas suspeito que tenham realizado algumas correções na parte vocal. Está tudo muito certinho.

No início, estava meio desanimado. “Got Me Under Pressure”, responsável por abrir o CD, está com um mixagem meia pobre, guitarra sem muita evidência, mas, graças a Deus, isso não ocorre em todo o disco. Na segunda faixa, a empolgante “Beer Drinks & Hell Raisers”, o som já está mais do que acertado.

O grande destaque é, certamente, a performance de Billy Gibbons. O que esse cara toca de guitarra não é brincadeira. Na parte vocal, nunca foi de ficar fazendo malabarismos, mas tem um estilo próprio e gosto bastante de seu timbre. Forte, rasgado. Está igual aos álbuns de estúdio. Tão igual que, como disse lá em cima, suspeito de algumas correções.

Uma das grandes atrações do álbum é a participação especial do lendário Jeff Beck nas duas canções extraídas das apresentações de Londres: “Sixteen Toys” e “Rough Boy”. Essa última, uma bela balada da década de 80, do álbum Afterbunner, para ser mais preciso, ficou lindíssima na versão apresentada aqui.

Destacar uma única canção como o ponto alto é uma tarefa absolutamente ingrata. Recomendaria ouvir com atenção; “Beer Drinkers & Hell Raisers”, “Waitin´ For The Bus”, “Legs”, “Rough Boy”, “I´m Bad, I´m Nationwide”, além dos clássicos absolutos “Sharp Dressed Man”, “Gimme All Your Lovin´” e “Tush”. O trio entrega aquilo que esperamos deles. Blues-rock de primeira com uma banda afiadíssima e solos belíssimos. Para quem não tem nada deles, funciona como uma bela porta de entrada.

Nota: 8,0 / 10,0
Status: Ótimo repertório

Faixas:
      01)   Got Me Under Pressure – New York City
      02)   Beer Drinkers & Hell Raisers – Las Vegas
      03)   Cheap Sunglasses – Paris
      04)   Waitin´ For The Bus – Nashville
      05)   Jesus Just Left For Chicago - Nashville
      06)   Legs – São Paulo
      07)   Sharp Dressed Man – Los Angeles
      08)   Rough Boy (c/ Jeff Beck) – London
      09)   Pincusshion – Berlin
      10)   La Grange – Dallas
      11)   I´m Bad, I´m Nationwide – Vancouver
      12)   Tube Snake Boogie – Rome
      13)   Gimme All Your Lovin´ - Houston    
      14)   Tush – Chicago 
      15)   Sixteen Toys (c/ Jeff Beck) – London