sexta-feira, 17 de março de 2017

Primal Scream – Screamadelica Live DVD (2011):



Por Davi Pascale

DVD ao vivo traz grupo apresentado seu mais endeusado álbum em performance hiper profissional. Para quem curte o disco, um prato cheio.

Tive meu primeiro contato com o som do Primal Scream pelo clipe de “Rocks” que assisti na MTV. Na época, a música era um lançamento. Comprei o tal novo disco – Give Out, But Don´t Give Up – e gostei muito do álbum. Aquela sonoridade rollingstonewannabe sempre me agradou. Talvez, por isso, nunca tenha me encantado tanto com o cultuado Screamadelica. Explico...

Quando fizeram esse álbum, os músicos quiseram sair do território comum (palminhas para eles), mas acabaram indo para um som que nunca foi muito minha praia. Se afundaram naquela sonoridade house music, aquela sonoridade bem discoteca. O lado psicodélico e roqueiro apareciam bem de leve, para minha tristeza. Exceto em poucas faixas, como a espetacular “Movin´ On Up”.

É exatamente esse som que abre o show. Em 26 de Novembro de 2010, os músicos tocaram o disco na íntegra, pela primeira vez, embora não tenham seguido à risca a ordem do álbum. É o show que temos aqui. A pegada eletrônica foi mantida, mas as guitarras deram uma crescida em algumas músicas, como na (boa) “Slip Inside This House”. A primeira metade é a parte que me agrada mais com a presença da (ótima) “Damaged” e das psicodélicas “I´m Coming Down” e “Shine Like Stars”, que ficaram interessantes ao vivo. Canções como “Loaded” e “Come Together” (não, não é a dos Beatles), contudo, continuam me cansando.

Os músicos optaram por acrescentar um segundo set para fechar 2 horas de apresentação. Justo! Esse segundo set, que dura aproximadamente 40 minutos, recebeu o nome de rock n roll set e focou nos discos lançados após esse trabalho, principalmente o XTRMNTR e o já citado Give Ou´t But Don´t Give Up. “Country Girl” e “Suicide Bomb” soam empolgantes. Sensacional ouvir “Jailbird” e “Rocks”, embora a voz de Bobby Gillespie já estivesse um pouco cansada nesta última.

O show está muito bem produzido. Iluminação caprichada, a banda está afiadíssima. Gillespie ainda mantém o mesmo pique que tinha nos anos 90, sua presença de palco ainda é a mesma. Os músicos são excelentes. A apresentação é bem profissional. Se você tem esse álbum como um dos preferidos do grupo, irá adorar o DVD.

A qualidade de gravação também está absurda. Qualidade de imagem absurda, qualidade de áudio absurda. Mesmo não contendo extra, não tem como negar que se trata de um belíssimo vídeo. Embora eu não tenha o Screamadelica como um ponto de destaque na carreira do grupo, gostei muito do show. Vale uma arriscada...

Nota: 8,0 / 10,0
Status: Profissional

Faixas:
      01)   Movin´ On Up
      02)   Slip Inside This House
      03)   Don´t Fight It, Feel It
      04)   Damaged
      05)   I´m Coming Down
      06)   Shine Like Stars
      07)   Inner Flight
      08)   Higher Than The Sun
      09)   Loaded
      10)   Come Together
      11)   Accelerator
      12)   Country Girl
      13)   Jailbird
      14)   Burning Wheel
      15)   Suicide Bomb
      16)   Shoot Speed / Kill Light
      17)   Swastika Wheels 
      18)   Rocks