sexta-feira, 7 de outubro de 2016

Stone Free: A Tribute to Jimi Hendrix (1993):



Por Davi Pascale

Lançado nos anos 90, álbum-tributo misturava artistas lendários com artistas da nova cena. Livres para imprimir sua marca, muitos entregaram versões inspiradíssimas em um álbum interessantíssimo.

A influência de Jimi Hendrix no mundo do rock é enorme. Esse era um daqueles guitarristas fora do comum que trouxe uma nova maneira de se olhar para o instrumento. Com uma obra que ainda se mantém viva, o artista inspirou (e ainda inspira) milhares de músicos mundo afora, das mais diversas vertentes.

Nesse projeto, 4 nomes atacaram na área da produção: Jeff Gold, Michael Ostin e os que, nesse caso, são os nomes mais importantes; John McDermott e Eddie Krammer. Para quem está por fora, McDermott é o rapaz responsável por supervisionar todas as coletâneas, trabalhos ao vivo e reedições dos discos do guitarrista de Seattle. E Krammer, o principal engenheiro de som de Hendrix, tendo trabalhado em álbuns como Are You Experienced, Axis: Bold As Love e Electric Ladyland.

Hendrix era famoso, entre outras coisas, pela alta influencia de blues que trazia para dentro do seu rock n roll. Portanto, já era esperado alguns artistas e alguns arranjos do gênero por aqui. E foram as que mais me chamaram a atenção no disco. Para mim, as melhores versões ficaram por conta da versão de “Manic Depression” - que conta com um excelente trabalho de guitarra de Jeff Beck e um ótimo trabalho vocal de Seal – e a interpretação matadora do bluesman Buddy Guy para o clássico “Red House”.

Vários artistas procuraram imprimir sua marca na canção que haviam escolhido. E muitos se saíram muito bem. A versão de “Bold As Love” com o Pretenders ficou agradabilíssima, assim como a interpretação do Living Colour para o clássico “Crosstown Traffic”. O grupo de Vernon Reid não alterou tanto, mas deram uma atualizada. A maior diferença é o trabalho de baixo com uma levada funkeada.

Jeff Beck é um dos grandes destaques do disco

Falando em versões funkeadas, a grande surpresa do disco ficou pela ótima versão de “Spanish Castle Magic”, registrada pelo Spin Doctors. Muito bem gravada. Mesmo! A junção de Slash, Paul Rodgers (Free, Bad Company) e a famosa Band of Gypsys (um dos grupos de Hendrix) também funcionou incrivelmente bem. A decepção fica por conta do arranjo sem sal de “Purple Haze”, gravada pelo The Cure.

Um momento interessantíssimo, que deve interessar aos colecionadores de rock dos anos 90, é que temos aqui o M.A.C.C. com uma boa interpretação de “Hey Baby (Land Of The New Rising Sun)”. Para quem não sabe do que se trata, esse era um supergroup criado por Mike McReady (Pearl Jam), Jeff Ament (Pearl Jam), Matt Cameron (Soundgarden) e Chris Cornell (Soundgarden). Esse é considerado o único registro oficial do grupo.

Stone Free: A Tribute to Jimi Hendrix é apenas um, dos vários álbuns tributos interessantíssimos, que existem por aí. Aos poucos, vou trazendo mais algumas dicas para vocês.

Nota: 8,0 / 10,0
Status: Excelente

Faixas:
      01)   The Cure – Purple Haze
      02)   Eric Clapton – Stone Free
      03)   Spin Doctors – Spanish Castle Magic
      04)   Buddy Guy – Red House
      05)   Body Count – Hey Joe
      06)   Seal And Jeff Beck – Manic Depression
      07)   Nigel Kennedy – Fire
      08)   Pretenders – Bold As Love
      09)   P.M. Dawn – You Got Me Floatin´
      10)   Slash And Paul Rodgers With The Band of Gypsys – I Don´t Live Today
      11)   Belly – Are You Experienced
      12)   Living Colour – Crosstown Traffic
      13)   Pat Metheny – Third Stone From The Sun
      14)   M.A.C.C. – Hey Baby (Land Of The New Rising Sun)