quarta-feira, 24 de junho de 2015

Aquiles Priester causa polêmica na internet



Por Davi Pascale

Quem me conhece bem, sabe o quanto gosto do Angra. Acompanho os caras de perto desde quando lançaram o álbum Angel´s Cry. Ou seja, desde o início de tudo. Mas, se por um lado, sempre foram capazes de nos impressionar com sua habilidade musical; de outro, nunca conseguiram se afastar das polêmicas. E ontem, uma nova velha polêmica foi lançada. Dessa vez, pelo ex-baterista Aquiles Priester.

Em um texto divulgado na sua página oficial do Facebook, o músico questiona o pagamento dos direitos autorais e deixa explícita sua mágoa com os ex-colegas. Em determinado momento, diz “apesar de vocês terem me aconselhado várias vezes que se estivesse tocando de graça no Angra, estaria em vantagem, resolvi declinar a proposta de vocês”. Pode parecer bobagem para alguns, mas isso é uma acusação forte que demonstra um enorme amadorismo dentro de uma banda que sempre foi tida como uma das mais profissionais dentro da cena. Sem contar que também é uma demonstração de egocentrismo. Algo que os músicos sempre foram acusados, em especial o guitarrista Kiko Loureiro. É fato que Aquiles Priester, Edu Falaschi e Felipe Andreoli conquistaram fama depois de se juntarem ao Angra, mesmo já possuindo um passado dentro da cena. Mas se os caras não fossem bons o suficiente, não teriam conquistado o cargo, nem o respeito dos fãs. Portanto, é o tipo de comentário idiota.

A carta, contudo, não foi dirigida ao novo integrante do Megadeth. Dessa vez, foi dirigida ao outro guitarrista: Rafael Bittencourt. Ao que tudo indica, Aquiles ficou puto com o depoimento do músico em uma matéria divulgada no Whiplash e resolveu passar a história a limpo. O musico chama Rafael para conversar sobre os pagamentos pendentes. Rafael respondeu o comentário de Aquiles no próprio post dizendo que faria a reunião desde que ela fosse filmada e divulgada. Segundo o rapaz, o ex-baterista está carente de atenção.

Guitarrista do Angra respondeu o post

É fato que é quase impossível, para quem está de fora, tomar partido nessa história. Mas não é de hoje que esse tipo de acusação existe. E tudo piora ainda mais, quando alguns dos questionamentos de Priester – os pagamentos da coletânea Best of Reached Horizons e do DVD Angel´s Cry 20th Anniversary Tour – também foram questionados pelo Andre Matos. O músico, além de não curtir muito esse lance de polêmicas, não chegou a tocar com Aquiles no Angra. Portanto, não tem como ser complô ou algo do tipo. É triste, mas tudo indica que as acusações são mesmo verdadeiras. Ao menos, a de falta de pagamento.

Se Rafael for mesmo realizar esse vídeo com Aquiles, o que duvido, gostaria que convidasse os demais integrantes e passasse a história a limpo de uma vez por todas. Há muita história mal contada dentro do Angra. Em especial, a separação da formação clássica. Assim, acabaria com as especulações de uma vez por todas. Se não for para fazer algo do tipo, seria melhor os dois sentarem, como adultos que são, e resolverem a situação de uma vez por todas, com ou sem a ajuda de advogados (nesse caso, como tem grana envolvida, acho melhor com). É mais bonito, e mais profissional, do que ficar com briguinhas virtuais. Triste ver um dos principais nomes do metal nacional envolvido em uma situação dessas. Muito triste...