segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Arkona – Yav (2014)



Durante o mês de Janeiro, o Riff Virtual está de férias. Nesse período, estaremos reprisando algumas de nossas melhores matérias. A partir de 1 de Fevereiro estaremos de volta com matérias inéditas. Obrigado pelo apoio. Rock On!



Por Rafael Menegueti

Mais uma banda de folk metal da Europa dando as caras por aqui. Dessas vez, os rusos do Arkona. A banda é famosa pelo seu som que une influencias da música tradicional eslava, com letras de temática pagã e forte influencia de black metal. O grupo lançou nesse ano seu sétimo disco de estúdio, “Yav”, e é sobre ele q eu falo hoje.

Para quem não está familiarizado com o folk metal, pode parecer estranho ver uma banda como o Arkona em ação. As letras são totalmente em russo, e a banda se veste como se fossem guerreiros pagãos da idade média. A vocalista Masha “Screams” é o grande destaque da banda. A frontwoman possui um vocal forte, cheio de energia e faz guturais como poucas. A velocidade e a sonoridade atmosférica dão um ar épico ao som do grupo.

Em “Yav” a banda busca ampliar esses horizontes e fugir dos lugares comuns, evitando um disco previsível. Abrindo com a longa e caótica “Zarozhdenie”, que já nos mostra o caminho que o disco pretende seguir. São ao todo quase 70 minutos de puro metal pagão. Na segunda faixa, “Na Strazhe Novyh Let”, podemos conferir uma banda mais melodica, e com uma velocidade propria do estilo, quase tendendo novamente ao black metal.

Os russos do Arkona: metal extremo pagão
Apesar de contar com apenas nove músicas, é muito improvável que os fãs do grupo ou do estilo venham a se incomodar com isso. A banda usa bem o tempo do disco, fazendo com que ele flua sem enjoar, com um som que varia e muda de cara a cada instante. O resultado é um disco maduro, que vai alem do que os fãs de folk metal estão acostumados, e repleto de riffs pesados, velozes e arranjos envolventes. Masha consegue dar uma atmosfera ainda mais épica com seus vocais cheios de personalidade e força. O novo baterista, Andrey Ishchenko, também mostra estar bem entrosado, e imprime uma velocidade e precisão impressionantes, mantendo o nível dos trabalhos anteriores.

“Yav” pode ser considerado um dos melhores trabalhos deles, e uma evolução natural do estilo que a banda já vinha desenvolvendo em outros discos. Desde “Goi, Rode, Goi” (2009) o trabalho do Arkona vem crescendo em importância e qualidade de modo imensurável dentro do folk metal. Banda obrigatória, lançamento obrigatório para todos os fãs do gênero.

Nota: 10/10
Status: imponente

Faixas:

01. Zarozhdenie
02. Na strazhe novyh let
03. Serbia
04. Zov pustyh dereven'
05. Gorod snov
06. Ved'ma
07. Chado indigo
08. Jav'
09. V ob'jat'jah kramoly