quarta-feira, 27 de abril de 2016

Simple Minds – Celebrate: Live At The SSO Hydro Glasgow (2014):



Por Davi Pascale

Há muitos anos que os fãs do Simple Minds esperavam por isso. Principalmente, por um novo vídeo ao vivo. Até hoje só existia a famosa apresentação em Verona, e os caras já tem quase 40 anos de estrada. E eles fizeram valer a espera.

A produção é caprichada. Juntaram no mesmo pacote o CD duplo e o DVD. Sim, saiu desse jeitinho aqui no Brasil. Existe a edição em blu-ray, mas não tenho certeza se acompanha o disco ao vivo. Quem for optar por esse formato, vale dar uma pesquisada antes.

O show foi gravado em 2013, em Glasgow. Na época, estavam celebrando 35 anos de banda. O mais inacreditável é que o profissionalismo continua o mesmo. Para quem curte o grupo, assisti-los ao vivo continua sendo uma experiência bem interessante. A apresentação é super profissional. Os músicos estão afiadíssimos. Jim Kerr não tem mais aquele cabelo volumoso da década de 80, mas está com a voz em dia. O nome não poderia ser mais apropriado. O que temos aqui é justamente isso. Uma celebração. Os caras entregam hit atrás de hit diante de um público extremamente fiel e animado. Clima de festa total.

O material sucedeu uma coletânea tripla de mesmo nome. Entretanto, vale lembrar que o setlist dos rapazes não é tão abrangente quanto o best of. Na compilação de 2013, toda a carreira dos músicos foi passada a limpo. Aqui no show, foi privilegiada a fase que vai de 1981 à 1991. Nem mesmo o hit “She´s a River” (Good News From The Next World) que costumam tocar nos shows, aparece por aqui. Só há duas músicas que não são desse período: “Broken Glass Park” e “Big Music”, uma amostra do que estava por vir. Ambas estariam presentes no álbum que seria lançado em seguida e que atende pelo nome de Big Music.

Banda revive sucessos dos anos 80 em novo trabalho ao vivo

Apesar de estarem diante de uma arena lotada, e contar com uma ótima iluminação, a produção de palco é simples. Os músicos, contudo, parecem estar bem confortáveis no palco. Também vale lembrar que o show aqui é mais direto. Quem conhece os shows do Simple Minds, sabe que os músicos costumam fazer apresentações longas. Normalmente, em torno de 2 horas e meia. Já vi alguns fãs reclamando na internet de que algumas músicas foram cortadas e isso deve ser verdade. O show tem uma hora e meia cravada.

A qualidade de gravação está impecável. Tanto na parte de áudio, quanto na parte de imagem. Seus grandes hits dos anos 80 estão todos aqui: “All The Things She Said”, “Promised You a Miracle”, “Mandela Day”, “The Love Song”, “Don´t You Forget About Me”, “Alive And Kicking”. Sério mesmo, os fãs das antigas não têm do que reclamar. Showzaço!

Nota: 8,0 / 10,0
Status: Profissional

Faixas CD / DVD:
      01)   Intro
      02)   Waterfront
      03)   Broken Glass Park
      04)   I Travel
      05)   All The Things She Said
      06)   Promised You a Miracle
      07)   Glittering Prize
      08)   Theme For Great Cities
      09)   Mandela Day
      10)   Someday Somewhere In Summertime
      11)   The American
      12)   Love Song
      13)   See The Lights
      14)   Don´t You (Forget About Me)
      15)   New Gold Dream (81, 82, 83, 84)
      16)   Big Music
      17)   Sanctify Yourself 
      18)   Alive And Kicking