domingo, 27 de setembro de 2015

NX Zero – Norte (2015):



Por Davi Pascale

Grupo NX Zero lança novo álbum. Em seu oitavo trabalho, banda paulista se renova e entrega trabalho inspirado. Contando com a produção de Rafael Ramos, músicos apontam novo caminho...

O grupo liderado por Di Ferrero sempre esteve rodeado de um ódio que nunca consegui compreender. Simplesmente não vejo nada de errado no que fazem. Influencia de musica pop é algo que existe no rock desde sempre, letras falando sobre amor também. E sempre foram competentes dentro da sua proposta...

De todo modo, a galera do NX Zero deu uma mudada na sua postura. Sim, eles continuam com uma pegada comercial, mas os arranjos estão muito mais elaborados e muito mais maduros. Aquela sonoridade à la Simple Plan simplesmente desapareceu. De outro lado, surgiram influências de Artic Monkeys e Kasabian. Até mesmo as letras estão com uma pegada diferente. Mais maduras e, por vezes, com tom crítico. Em suma, a real é que você não precisa ser um fã do NX para gostar desse disco.

As distorções deram uma diminuída, mas o cuidado com a guitarra aumentou. E ela se torna um dos pontos altos do disco. Mais elaborada e mais trabalhada, demonstra que os músicos andaram dando uma estudada, o que é sempre algo respeitável. Vale citar também a participação de Lulu Santos na slide guitar em “Frações de Amor”. Muito bacana!

Músicos chamam atenção ao explorarem novas sonoridades

As linhas vocais de Di Ferrero não mudaram muito. Oras com uma pegada mais rap, que já havia dado as caras em trabalhos como Sete Chaves e Projeto Paralelo, oras de uma maneira mais melódica, o garoto cumpriu seu papel corretamente.

Algo que acredito que tenha dado uma contribuída para o amadurecimento do grupo é a produção. Desde o EP do ano passado, que os garotos decidiram trocar Rick Bonadio por Rafael Ramos. E a decisão foi acertada. O grupo está nitidamente mais solto, mais livre para explorarem novas sonoridades. Outra sacada legal foi gravar Norte de maneira analógica com os músicos tocando ao vivo dentro do estúdio. A banda deu uma encorpada legal.

De todos os álbuns brasileiros que ouvi esse ano, Norte foi um dos que mais me agradou. Se você não tem problema com uma sonoridade que busca colocar o pé no pop, ouça, mesmo que não goste dos trabalhos anteriores. Não se limitem à ouvir o novo single (“Meu Bem”). A faixa não é ruim, mas não dá dimensão do novo trabalho. Trabalho bem elaborado e com uma audição bem agradável. Recomendo!   

Nota: 8,0 / 10,0
Status: Maduro

Faixas:
      01)   Modo Avião
      02)   Meu Bem
      03)   Mandela
      04)   Fração de Segundo
      05)   Por Amor
      06)   Personal Privê
      07)   Vibe
      08)   Pedra Murano
      09)   Breve Momento 
      10)   Gole de Sorte
      11)   Milianos
      12)   Marcas de Expressão