quinta-feira, 28 de maio de 2015

Detonator – “Live InSana” e “Detonathor” (2015)

Por Rafael Menegueti

Detonator - Detonathor
Detonator - Live InSana
O filhinho do Deus Metal está com tudo. Depois do sucesso conquistado com seu disco de estreia “Metal Folclore”, Detonator, personagem criado e vivido por Bruno Sutter, lança dois trabalhos quase simultaneamente. Mais uma vez de maneira independente. Mais uma vez com um grau de dedicação que com certeza fará desses lançamentos também um sucesso. O primeiro álbum ao vivo, “Live InSana” (que também será lançado em DVD logo mais), e o EP “Detonathor” tem tudo pra isso.

Digo isso pela seriedade com que Bruno trata seu trabalho. O Detonator não é mais uma simples paródia. Ele já tem espaço e talento suficientes pra ser uma figura reconhecida na cena do metal nacional. A qualidade das composições prova isso. A experiência e profissionalismo ao vivo também. Não falta mais nada pra Detonator ser levado finalmente a sério como merece. Então vamos aos discos.

Começo falando do EP “Detonathor”. O disquinho tem cinco faixas, sendo três inéditas e duas ao vivo, retiradas do mesmo show do “Live InSana”, sendo que “Pegasus Fantasy” aparece apenas nesse EP. A faixa-título, que abre o disco, e a segunda, “Heavy Metal Fatality” são interessantes pelos seus contextos. A primeira é o tema central do EP, a junção de Detonator e dos poderes de Thor numa aventura. A letra ainda brinca com os versos da música “A Barata”, do Só Pra Contrariar, uma característica típica do trabalho do músico. Já na segunda, a inspiração é o jogo Mortal Kombat e uma tiração de sarro com os outros estilos musicais popularescos atuais.

“The Number of the Bicha” é uma versão adaptada de “Number of the Beast” do Iron Maiden, mas com a sacanagem que o nome sugere. Essa faixa tem letra creditada ainda aos outros membros do “Hermes & Renato”, que formavam o Massacration com Bruno Sutter antigamente. Alias, a primeira das faixas ao vivo no CD é do extinto Massacration, “Evil Papagali”. O EP se encerra com a versão de “Pegasus Fantasy”, faixa trilha do animê Cavaleiros do Zodiaco, faixa que como já disse, não está no “Live InSana”, do qual falo agora.

Detonator e as Musas do Metal no Sana Fest
O registro ao vivo é digno do bom trabalho em estúdio. O show foi gravado em janeiro no Sana Fest, em Fortaleza. Detonator sabe o que está fazendo no palco. Seu show não é uma palhaçada humorística. A banda toca sério e ele faz o papel de um frontman habilidoso. Ok, tem o caráter cômico por trás de tudo, mas isso não tira o brilho e o profissionalismo do trabalho. Sua banda de apoio, as Musas do Metal, é formada por grandes musicistas. E Bruno, ou melhor, Detonator tem grande técnica vocal. Se você acha estranho por conta do falsete forçado do personagem, preste atenção que ele precisa de esforço pra manter notas altas dessa maneira, durante o show todo, não deve ser nada fácil. E quando ele usa outras técnicas, como o gutural no início de “Metal Zumbi”, ou os mais tradicionais que aparecem em certos momentos, ele também mostra domínio no que faz.

No que diz respeito ao repertório, o show conta com aquilo que se espera: a mistura de faixas do bom “Metal Folclore” com clássicos do Massacration, que não podem faltar. Todas composições fortes instrumentalmente, com personalidade e irreverência como a proposta do Detonator pede. E executadas com incrível energia e a interação carismática com o público. Detonator firma seus pés na cena do metal nacional com mais dois êxitos. Nunca o humor foi tão sério no metal.


Nota dos dois CDs: 10/10
Status: Divertido e Empolgante

Faixas de "Detonathor":
1. Detonathor
2. Heavy Metal Fatality
3. The Number of the Bicha
4. Evil Papagali (ao vivo)
5. Pegasus Fantasy (ao vivo)

Faixas de "Live InSana":
1. Metaleiro
2. Boitatá
3. Metal Zumbi
4. Curupira
5. The Bull
6. Mula-Sem-Cabeça
7. The Mummy
8. Qual É o Negócio?
9. Saci
10. Evil Papagali
11. Metal Is the Law
12. Metal Bucetation