terça-feira, 13 de setembro de 2016

Monster Truck – Furiosity (2013):





Por Davi Pascale

Vindo diretamente do Canadá, banda apresenta som vigoroso com fortes influências do hard rock e do blues. Debut já demonstrava enorme entrosamento e material mais do que consistente.

Parece que mais uma banda acaba de se juntar ao meu rol de nomes preferidos da nova geração. Decidi parar para ouvir o som dos garotos por curiosidade, apenas, sem saber direito o que esperar e realmente fiquei impressionado com o som tirado pela banda. Voz forte, refrãos cativantes, excelentes riffs de guitarra, bateria criativa. Possuem tudo o que esperamos de um bom grupo de rock n roll.

Monster Truck é uma banda vinda diretamente do Canadá, mais precisamente de Ontario. Terra de nomes com Rush e Alanis Morissette. Mas aqui a pegada não é essa. Eles não possuem a vibe alternativa de Alanis, nem o lado progressivo do Rush. O que temos aqui é uma banda apostando em uma sonoridade hard rock setentista com fortes influencias do blues e do southern rock. 

O lado blues aparece com força em “My Love is True” e “For The Sun”. As duas faixas mais longas do álbum, demonstram os músicos mais soltos com John Harvey soltando o gogó sem dó e Jeremy Widerman provando ser um guitarrista altamente criativo, especialmente em “For The Sun”.

A influência de Led Zeppelin é perceptível em vários momentos, especialmente na criação dos riffs. Os músicos seguem a lógica Jimmy Page. Ou seja, criar uma frase e repeti-la à exaustão até que a mesma fique na sua cabeça. As linhas vocais já seguem uma pegada mais moderna, em uma onda meio Black Stone Cherry. Em alguns momentos, meio Nickelback também, não sei se por conta do timbre do rapaz. O som da banda, contudo, não tem nada a ver com a banda de Chad Kroeger.

“Undercover Love” apresenta uma sonoridade blues-rock contagiante. “Call It a Spade” faria Billy Gibbons (ZZ Top) abrir um sorrisão só de escutar o riff inicial. “Sweet Mountain River” traz uma linha de guitarra altamente influenciada por Mississipi Queen (Mountain). Nos momentos mais arrastados, também é possível perceber uma influencia de Black Sabbath fase Ozzy.

Furiosity é um trabalho extremamente empolgante, repleto de ótimas faixas, mostra que a banda está mais do que pronta para dominar o mercado. O segundo trabalho dos garotos, Sittin´Heavy, já foi lançado. Assim que tiver a oportunidade de ouvi-lo, escreverei sobre ele por aqui. Espero que não me decepcionem!

Nota: 9,0 / 10,0
Status: Empolgante

Faixas:
      01)   Old Train
      02)   The Liar
      03)   Power Of The People
      04)   Sweet Mountain River
      05)   Psychics
      06)   Oh Lord
      07)   For The Sun
      08)   Boogie
      09)   Undercover Love
      10)   The Giant
      11)   Call It a Spade
      12)   My Love Is True