domingo, 2 de março de 2014

Leoni : 2 + 1 (2005)



Por Davi Pascale

Em 2005, foi colocado no mercado esse box com 2 CD´s e um DVD pela gravadora Som Livre. A embalagem caprichada, além de ser vendida à um preço acessível, trazia os encartes originais no pacote (detalhe que muito relançamento deixa a desejar). Aqui, certamente aplica-se a teoria Charlie Brown : preço curto, prazo longo. Item indispensável aos fãs.

Carlos Leoni Rodrigues Siqueira Junior foi muito conhecido nos anos 80. O músico carioca chamou a atenção primeiramente com seu trabalho ao lado do grupo Kid Abelha & E Os Aboboras Selvagens. Leoni gravou os dois primeiros LP´s da banda de Paula Toller e George Israel. Após um desentendimento, largou a banda no auge do sucesso e iniciou uma nova empreitada: os Heróis da Resistência. Mais uma vez, conseguiu sucesso comercial. Depois de três discos gravados, o conjunto chegou ao fim e o rapaz iniciou uma carreira solo que, embora tenha alta qualidade, não conseguiu manter a mesma popularidade de seus projetos anteriores.

Em nosso país, o povo parece ter memória curta. Em suas apresentações solo, o cantor fazia uma retrospectiva de toda sua trajetória musical. Interpretava músicas do Kid, do Heróis e várias outras que haviam sido sucesso na voz de outros artistas. Exatamente, ele sempre foi compositor. Inclusive, no próprio Kid Abelha, quem pegar o encarte e ler quem escreveu as canções irá reparar que o garoto era um dos principais compositores do conjunto. Paula Toller e George Israel, assumiram a liderança definitiva (com muita competência, é verdade) após sua saída. Entretanto, muitos espectadores pareciam não conhecer a história e, no encontro com o músico, diziam que haviam gostado muito dos covers que havia feito. Leoni resolveu passar a história a limpo e fez um CD registrando todos esses hits que o povo não sabia que era de sua autoria. Nasce aí o primeiro CD desse pacote, o Audio-Retrato.

Projeto traz sucessos em roupagem intimista

O titulo é auto-explicativo. Ele fez um apanhado musical de toda sua historia, conforme acabei de explicar. O CD tem uma pegada bem intimista, meio descompromissada. É como se estivéssemos ouvindo um ensaio, uma passagem de som. O trabalho não tem bateria e é predominado pelos violões. Entre as faixas regravadas estão “Exagerado” (parceria dele com Cazuza), “Temporada das Flores” (registrada pela cantora baiana Daniela Mercury, em seu álbum feito em parceria com a MTV), “Formula do Amor” (enorme sucesso na voz de Leo Jaime, regravada por vários artistas), além de canções como “Lágrimas e Chuva”, “Só Pro Meu Prazer” e “Doublê de Corpo”. Para quem curtiu a década de 80, um prato cheio.

O segundo CD e o DVD que fecham o Box trazem o registro de um show gravado na época desse disco. O espetáculo segue a mesma lógica. Arranjos simples (porém, bonitos), poucos instrumentos e muitas memórias. Tem um momento bem interessante da apresentação que é a versão do hit “Como Eu Quero” onde ele mostra o arranjo que ficou famoso e, logo em seguida, o arranjo que tinha em mente na época. Ao mudar o andamento, pede para que prestem atenção em como a letra se transforma, como muda o sentido. Muito interessante!

Ícones dos anos 80 participam do projeto

O músico trouxe para o palco os convidados do seu disco de estúdio. O cantor Dinho Ouro Preto, o ‘paralama’ Herbert Vianna e Leo Jaime, sobem ao palco em clima de festa, dando um tempero especial à performance do rapaz. Em Audio-Retrato há ainda o músico Beni Borja tocando guitarra em algumas músicas. Para quem não se recorda, Beni gravou bateria no compacto do Pintura Intima do Kid Abelha, único lançamento oficial da banda enquanto quinteto. Em época de Carnaval, todos gostam de ouvir velhas canções e relembrar seus tempos de infância ou juventude. Está aí uma boa dica.

Nota: 09/10
Status: Nostalgico

Faixas:

Audio Retrato:
      01)   Exagerado
      02)   Educação Sentimental
      03)   Fixação
      04)   Garotos II
      05)   Nosferatu
      06)   Esse Outro Mundo
      07)   Só Pro Meu Prazer
      08)   Lágrimas e Chuva
      09)   Carro e Grana / A Fórmula do Amor
      10)   Falando de Amor
      11)   Doublê de Corpo
      12)   Canção Pra Quando Você Voltar
      13)   Temporada das Flores
      14)   Melhor Pra Mim

Leoni Ao Vivo:
      01)   Temporada das Flores (apenas no DVD)
      02)   Esse Outro Mundo (apenas no DVD)
      03)   As Cartas Que Eu Não Mando
      04)   Doublê De Corpo (apenas no DVD)
      05)   50 Receitas
      06)   Só Pro Meu Prazer (apenas no DVD)
      07)   Como Eu Quero
      08)   Falando de Amor
      09)   Lágrimas e Chuva (apenas no DVD)
      10)   Fotografia
      11)   40 Dias no Espaço
      12)   Fixação (apenas no DVD)
      13)   Canção Pra Quando Você Voltar
      14)   Por Que Não Eu?
      15)   Nosferatu (apenas no DVD)
      16)   Alice (Não Me Escreva Aquela Carta de Amor) / Conspiração Internacional
      17)   Garotos II
      18)   Carro e Grana / A Fórmula do Amor
      19)   Educação Sentimental (apenas no DVD)
      20)   Os Outros
      21)   Exagerado
      22)   Melhor Pra Mim (apenas no CD)