Por Rafael
Menegueti
The Dissociatives |
No começo
da semana eu falei sobre o Tambalane, projeto paralelo do baterista do
Silverchair, Ben Gillies. Hoje eu falarei sobre outro projeto paralelo de um
membro do Silverchair, o vocalista e guitarrista Daniel Johns, lançado pouco
antes do Tambalane. Trata-se do The Dissociatives, banda que lançou um CD e um
DVD ao vivo, e que chegou a fazer bastante sucesso na Austrália, e chegou a
atingir a Europa.
O grupo era
liderado por Daniel Johns, que junto ao músico Paul Mac, que trabalhou em inúmeras
oportunidades com Daniel no Silverchair. Juntos, a dupla buscou criar uma
mistura de música eletrônica e pop rock, cheia de elementos bem diferentes do
que estaríamos acostumados a ouvir de Daniel em suas composições para o trio
australiano.
O processo
de surgimento do Dissociatives não foi repentino. Antes, Daniel e Paul já haviam
firmado parceria no EP “I Can’t Believe It’s Not Rock”, de 2000. Nele, a dupla
cria um rock meio industrial, meio punk com interferência de teclados e
sintetizadores por todos os cantos. O Dissociatives levou essa idéia alem.
Menos punk, com guitarras mais leves, Johns e Mac buscam uma sonoridade mais radiofônica
e com melodias pegajosas e carismáticas.
Cena do clipe de "Somewhere Down the Barrel" |
O disco tem
toques característicos do que Daniel viria a trazer para o próprio Silverchair
no futuro. Uma experimentação sonora que vai alem do que o rock costuma trazer.
“We’re Much Preferred Costumers” abre com uma batida eletrônica que dita o
ritmo da melodia criada pela voz e pela guitarra de Daniel. Uma faixa que abre
espaço para “Somewhere Down The Barrel”, empolgante canção que foi o primeiro
single da banda.
“Horror
With Eyeballs” possui um dos melhores arranjos do disco, cheio de elementos
sonoros que deixam o som ainda mais inusitado. A instrumental “Lifting the Veil
From the Braille” é carregada por um
assovio, ao lado da melodia da faixa. “Thinking In Reverse” é mais agitada,
lembra algo que o Devo poderia ter lançado nos anos 80. “Forever and a
Day” faz a linha baladinha. “Young
Man, Old Man” é bem suave e parece ser carregada por um arranjo mais acústico,
alem de contar com um coro e um refrão bem cativante. Uma das melhores do disco
é “Aaängry Megaphone Man”, com arranjos bem trabalhados e uma melodia
empolgante, a faixa cresce nos nossos ouvidos e vai progredindo bem para o
final. Apenas o encerramento, com “Sleep Well Tonight”, parece destoar um pouco
da proposta do disco. A faixa é lenta e parece mais uma cantiga de ninar pela
entonação e melodia que Johns usa para cantar. Mas a julgar pelo nome, talvez
fosse justamente essa a intenção.
Ao todo, o
The Dissociatives não fez uma obra revolucionaria, que inovou ou criou uma nova
idéia de pop rock alternativo. Fizeram apenas um disco divertido e bem despretensioso.
Johns e Mac possuem uma boa sintonia e se entendem para fazer música. O disco
de 2004 é uma bela mostra dessa parceria. Pena que ficou nisso. Eles até
chegaram a ensaiar que poderiam lançar um segundo disco, mas isso nunca se
concretizou. Até é possível, com o hiato do Silverchair, já que Daniel Johns
anda meio paradão, nem seu disco solo chegou a se concretizar ainda. Quem sabe
a parceria volta.
Nota: 8/10
Status:
Curioso
Faixas:
"We're Much Preferred Customers" – 5:46
"Somewhere Down the Barrel" – 4:39
"Horror with Eyeballs" – 4:45
"Lifting the Veil from the Braille" – 4:18
"Forever and a Day" – 4:49
"Thinking in Reverse" – 3:41
"Paris
Circa 2007slash08" – 3:52
"Young Man, Old Man (You Ain't Better Than the
Rest)" – 4:31
"Aaängry Megaphone Man" – 4:52
"Sleep Well Tonight" – 2:29