domingo, 22 de dezembro de 2013

Nightwish – Showtime, Storytime

Por Rafael Menegueti

A nova formação do Nightwish

Em setembro de 2012, em meio a uma turnê norte-americana, o Nightwish surpreendeu seus fãs com a notícia de que novamente a banda estava sem vocalista. A sueca Anette Olzon, que havia entrado em 2007 para substituir a primeira vocalista da banda, Tarja Turunen, estava fora. A banda e a vocalista alegaram diferenças mutuas que impossibilitaram a permanência dela da banda. Uma situação estranha e que relembrou a saída de Tarja em 2005, quando os fãs ficaram igualmente chocados com a situação.

A saída de Anette, no entanto, foi diferente. Eles precisavam continuar com a turnê. Dessa forma eles decidiram convidar a vocalista holandesa Floor Jansen (ReVamp, ex- After Forever) para seguir em frente. E o resultado disso é o que os fãs podem conferir com o lançamento do box “Showtime, Storytime”. Em dois DVDs/Blu-rays e dois CDs, a banda apresenta o show que o grupo realizou no Wacken Open Air 2013, na Alemanha, alem de um excelente documentário sobre a turnê do álbum “Imaginaerum” após a entrada de Floor na banda.

O documentário de chama “Please Learn the setlist em 48 hours” (“Por favor, aprenda o setlist em 48 horas”, em português), que foi exatamente a frase que Floor deve ter ouvido ao aceitar o convite. O documentário mostra toda a tensão do momento em que a banda se separou de Anette e da chegada de Floor aos Estados Unidos. De certa forma, é possível perceber que ele também serve para defendar a banda e seu líder Tuomas Holopainen, das criticas recebidas sobre a forma como ele trata os conflitos internos da banda. Agora os fãs vão poder avaliar se ele realmente agiu de maneira desrespeitosa ou não.

Mas o principal objetivo desse lançamento é comemorar o sucesso da turnê e a entrada de Floor no grupo. Portanto, eles não se aprofundam mais do que isso no assunto da saída de Anette Olzon. E o foco passa ser na nova e consagrada vocalista holandesa, que foi recebida muito bem pelos fãs. Todo o sucesso dessa iniciativa pode ser visto no show gravado no festival Wacken Open Air.

A vocalista Floor Jansen durante o show no Wacken Open Air, que pode ser visto em "Showtime, Storytime"
Como de costume, a banda mostrou que sabe comandar uma grande platéia sem precisar de muito. O show não teve nada de espetacular com relação a decorações e artifícios no palco. Foi um típico show da turnê. Talvez o setlist do show tenha sido o mais pensado para tal momento. A banda priorizou seus trabalhos mais consagrados e recentes. Não faltaram os grandes sucessos, como “Nemo”, “Wish I Had An Angel”, “Amaranth” e “Storytime”. Outras músicas populares do grupo, casos de “Ghost Love Score”, “I Want My Tears Back”, “Dark Chest of Wonders” e “Bless the Child”, também estiveram no setlist. Ver todas essas músicas na voz de Floor Jansen é um atrativo a mais para os fãs que conferirem o DVD/Blu-ray.

Nota: 8,5/10
Status: Excelente

Setlist do Show:

01. Dark Chest Of Wonders
02. Wish I Had An Angel
03. She Is My Sin
04. Ghost River
05. Ever Dream
06. Storytime
07. I Want My Tears Back
08. Nemo
09. Last Of The Wilds
10. Bless The Child
11. Romanticide
12. Amaranth
13. Ghost Love Score
14. Song Of Myself
15.
Last Ride Of The Day

16. Outro (Imaginaerum)