Por Davi Pascale
Há pouco tempo atrás, escrevi sobre uma coletânea de rock baiano, onde
comentei o fato de algumas coletâneas serem muito interessantes para os
colecionadores por conterem gravações raras, não obedecendo a lógica do hit do
momento. Trilha sonora também tem muito disso. A galera mais nova talvez tenha
a ideia de que trilha sonora seja uma compilação onde misturam canções que
aparecem no longa com outras que não aparecem para criar volume e acabam
incluindo alguma faixa inédita de um grande nome para alavancar venda. Mas, na
verdade, muitas trilhas são originais. Ou seja, com canções feitas
especialmente para o filme. Ou nesse caso, gravações feitas para o filme...
Em 1994, chegava aos cinemas um filme que contava os anos iniciais dos
Beatles. Filmaço. Não era focado no histerismo, na superexposição, nada disso.
Era exatamente o oposto. Mostrava a história de uma banda lutando para chegar a
algum lugar. Os músicos dormindo feito porco, tocando por horas e horas para
ganhar algumas migalhas... Enfim, todo o sofrimento que todo mundo que tem ou
já teve uma banda tem uma noção. Só que essa banda viria a se tornar uma das
bandas mais influentes do rock e do pop. O que torna a película mais do que
atraente. Para um grupo que criou fama de bons rapazes, chega a ser hilário vermos
um dos garotos sendo deportado da Alemanha por ser menor de idade e estar vivendo
lá ilegalmente, os músicos brigando por garotas e enchendo a cara, etc etc etc.
Quando chegou ao cinema, completava-se 30 anos da chamada beatlemania. O
filme não poderia vir em momento mais apropriado. Também era o ano em que o
rock alternativo estava dominando as paradas. Bandas como Pearl Jam, Nirvana,
Sonic Youth, Alice In Chains, Soundgarden eram ídolos da garotada. E o que
temos aqui? Músicos dessa cena alternativa interpretando canções que fizeram
parte do repertório dos garotos de Liverpool. Ou melhor, era focado nos covers que
executavam. Para quem não sabe, os Beatles gravaram diversos covers durante sua
carreira. E nesse estágio inicial, era ainda mais comum. Quem já ouviu o
mitológico Live At The Star-Club
Hamburg, 1962 sabe do que estou falando.
Dave Grohl durante gravação do disco |
Foi criada uma banda para registrar o áudio que iria para o filme. Os músicos
não apareciam no longa, somente na trilha mesmo. A Backbeat Band, como ficou
conhecida, era formada por Dave Pirner (Soul Asylum) e Greg Dullin (The Afghan
Whigs) nos vocais, os guitarristas Thurston Moore (Sonic Youth) e Don Fleming
(Gumball), além de Mike Mills (R.E.M.) no baixo e Dave Grohl (Nirvana) na
bateria. A trilha fez sucesso. Dois clipes foram parar na MTV (“Please Mr.
Postman” e “Money”) e chegaram a se apresentar, inclusive, nas premiações da emissora.
Temos aqui um grupo esbanjando energia. É quase como se estivéssemos ouvindo um ensaio. Esse espírito de descontração tem a ver com as
apresentações da época retratada no filme. Quem já ouviu as
gravações desse período, sabe que os shows não eram profissionais. Várias músicas
ficavam aceleradas, as vozes falhavam, microfonias apareciam. No entanto,
esbanjavam garra e conseguiam cativar a plateia, apesar das dificuldades. Esses
‘defeitos’ são normais para qualquer banda que se aventure em barzinhos. Se
ainda hoje, várias dessas casas não têm uma estrutura decente, imagina nos anos
60... Algumas características foram mantidas. Algumas faixas estão com
andamento mais rápido e os vocais algumas vezes aparecem gritados. Outra característica
comum daquelas apresentações. Muitas vezes, os músicos tinham que gritar para se ouvirem, já que não
tinham retorno no palco... Mas não se assuste, a trilha é hiper bem-gravada.
O álbum manteve o formato dos discos da fase inicial do fabfour.
Aproximadamente meia hora de som, dividida em 12 faixas. A produção ficou a
cargo de Don Was. Produtor renomado, que nessa época, já tinha trabalhado com
pesos pesado como Iggy Pop, Bob Dylan, Roy Orbison, Bonie Raitt, além do beatle
Ringo Starr. Nada mal, fala aí... O resultado não poderia ser melhor. Aliás, o sucesso foi tão grande que foi criado um projeto similar para divulgar o filme no Brasil. Mas vamos deixar esse assunto para outro post, para não estragar a surpresa...
Nota: 9,0 / 10,0
Status: Empolgante
Faixas:
01)
Money
02)
Long Tall
Sally
03)
Bad Boy
04)
Twist And
Shout
05)
Please Mr.
Postman
06)
C´Mon
Everybody
07)
Rock n´
Roll Music
08)
Slow Down
09)
Roadrunner
10)
Carol
11)
Good Golly
Miss Molly
12)
20 Flight
Rock