Em 2006, foi criado um novo
musical na Broadaway, Million Dollar
Quartet: The Musical. Quase dez anos depois, a peça ainda está em cartaz. E
o mais legal de tudo é que ela foi criada em cima de um fato verídico. Um
momento de descontração dentro do estúdio. Louco, né?
Pois bem... Em 1956, o cantor
Carl Perkins entrou em estúdio para gravar algumas novas músicas. Ver se saía
alguma coisa. Estava começando a pensar no seu próximo compacto. E eis que o produtor Sam Phillips teve uma sacada: utilizar sua
nova contratação para gravar piano em algumas daquelas faixas. A nova
contratação do cara? Jerry Lee Lewis. O músico foi ao estúdio, fazer seu
trabalho e arrecadar um dinheirinho extra. O cantor começava a ter algum
destaque com “Crazy Arms”, mas ainda estava longe de ser um artista idolatrado,
cultuado, até mesmo de ser um artista de sucesso. Era, no máximo, uma promessa.
No mesmo dia, 4 de Dezembro de
1956, o cantor Elvis Presley resolveu fazer uma visita aos estúdios,
acompanhado de sua namorada Marilyn Evans. O cantor, que era mais um contratado
da Sun Records, estava dominando a cena. 4 meses antes, sua aparição no Ed Sullivan Show havia batido recorde
de audiência. Estima-se que 55 milhões de pessoas tenham assistido a
transmissão. Segundo a pesquisa da época, 83% dos televisores estavam
sintonizados no programa de Sullivan. Elvis foi conversar com Phillips e ouviu
as fitas que estavam sendo gravadas. O rapaz gostou do material e foi até a
sala de gravação conversar com os músicos. Do nada, os caras começaram a fazer
algumas jams (improvisações) em tom de brincadeira. E aí começa o Million Dollar
Quartet. Peraí, mas quartet são 4, certo?
O encontro ficou tão famoso que virou musical na Broadway |
Exatamente. O quarto integrante
era nada mais, nada menos do que Johnny Cash, outro artista de sucesso do
momento. Não se sabe exatamente quando ele chegou ao estúdio. O que se sabe é que a Columbia estava sondando o rapaz e a gravadora queria renovar seu contrato. Só se sabe que do
nada, ele resolveu se juntar aos rapazes. Sam Phillips, resolveu gravar o
material como um souvenir, um registro histórico. Durante muito tempo
questionou-se se Cash havia realmente cantado nas canções ou se havia apenas
dado o ar da graça no estúdio, já que sua voz é bem difícil de se distinguir nas
gravações. O mistério acabou quando o rapaz publicou sua autobiografia: "...ao
contrário do que algumas pessoas escreveram, minha voz está na fita. Não é
óbvio porque estava longe do microfone e cantava muito mais alto do que o
normal para ficar em harmonia com Elvis, mas estou lá...". Nesse mesmo
livro, o astro revela que Jerry Lee Lewis, hoje considerado um artista tão
importante quantos os demais que estavam naquela sala, foi deixado meio de lado
pelos colegas. “Ninguém queria seguir Jerry Lee, nem mesmo Elvis”.
O momento inusitado rendeu ainda
uma matéria no jornal de Memphis, escrita pelo jornalista Bob Johnson. Mais uma
das sacadas de Phillips. O nome da matéria? Million Dollar Quartet. Foi daí que
nasceu a expressão que todo mundo conhece. Os músicos não pensaram em nome
nenhum, nem houve novas sessões. Não existia projeto, nem banda, nem disco.
Eram apenas 4 músicos que, por um acaso, se encontraram no estúdio e resolveram
passar um tempo juntos.
Em 2006, 50 anos depois do
histórico encontro, Floyd Mutrux e Colin Escott resolveram transformar o
acontecimento em um musical. O que ninguém esperava é que o projeto desse tão
certo. A peça ainda está em cartaz em Chicago e durante esses anos chegou à ser
indicado para várias premiações. Nesse mesmo ano chegou ao mercado o CD The
Complete Million Dollar Quartet, lançado pela BMG, em comemoração aos 50 anos
do evento. E vocês acham que essas horas que os artistas passam no estúdio jogando
conversa fora não significa nada, né?